Fernando Almeida
Com a saída da vereadora Terezona no último dia 03 de julho, o suplente Xeroso garantiu a permanência numa das cadeiras da Câmara de Araguaína. E também assegurou o retorno do parlamentar Gipão, que estava licenciado há 10 meses.
No último dia 3 de julho, a Justiça Eleitoral comunicou à Câmara Municipal de Araguaína o afastamento de Terezona e a posse imediata do suplente da coligação, Edmones de Jesus Matos da Silva, o Xeroso. Como o parlamentar já exercia mandato na Casa, na suplência do vereador licenciado Aldair da Costa,o Gipão (PR), apenas tomou posse e mudou de cadeira passando para a vaga deixada por Terezona.
Com a dança dessas cadeiras, restou uma vaga que seria assumida pelo suplente da Coligação. Porém, Gipão retornou e voltou a ocupar sua vaga na Câmara nesta quarta-feira (09).
Dança das cadeiras
A dança das cadeiras na Câmara de Araguaína acontece desde o início do pleito de 2013. Rejane, a vereadora mais votada de Araguaína renunciou o cargo no dia da posse, em 1° de janeiro de 2013, para assumir a Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer. Em seu lugar assumiu Xeroso, mas com o retorno de Rejane, o suplente usou a cadeira apenas por 4 dias e teve que deixá-la.
Licenças do Gipão
Já em setembro de 2013, com a saída de Gipão para assumir a presidência da FUNANC, Xeroso assumiu novamente um cargo de vereador. Gipão ficou entre 2 de setembro do ano passado a abril deste ano na FUNANC. Em 4 de abril Gipão tirou licença para se dedicar a seu projeto político, visando ser candidato a deputado nestas eleições.
Agora Gipão retornou à Casa, evitando que um suplente da coligação assuma a sua vaga no parlamento. Ele informou que o objetivo da licença da FUNANC se deu em virtude das visitas que precisava realizar com os diretórios do Partido da República (PR), em 80 municípios do estado.
Outras mudanças
Ainda na dança das cadeiras por interesses políticos, no último dia 17 de junho, dois vereadores tiraram licença, assumindo assim os suplentes. Lucy Machado entrou no lugar do titular Ferreirinha. E Carlos Silva ocupou o assento do vereador Divino Bethânia Junior (PROS), que saiu para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.