O secretário de Estado da Educação, Adão Francisco, anunciou em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (27) a realização da 9ª edição do Salão do Livro. Segundo o secretário, “dentro de uma proposta mais econômica, o evento custará 4,7 milhões de reais. Neste ano, o evento acontecerá de 19 a 27 de setembro, no Centro de Convenções Parque  do Povo, junto à 11ª Feira de Folclore, Comidas Típicas e Artesanato do Tocantins (Fecoarte).

Além do montante de R$ 4,7 milhões para o Salão do Livro, serão investidos R$ 244 mil na Fecoarte. Conforme Adão Francisco, o fato de a estrutura para os dois eventos ser montada no Parque do Povo permitiu uma economia de dois terços com relação às edições anteriores. “Infelizmente, nos últimos dois anos, o Salão do Livro perdeu um pouco do seu sentido inicial e deixou de acontecer em função de dívidas. Agora, retomamos o evento dentro de uma proposta mais econômica”, afirmou.

De acordo com o secretário, a retomada do Salão do Livro é importante para que uma agenda cultura e educacional seja, de fato, concretizada no Tocantins, além de movimentar a economia local. “Movimenta a economia, mobiliza a população e permite o envolvimento de alunos em geral e professores. Entendemos que é importante desenvolver uma educação contextualizada. Não podemos separar a educação do desenvolvimento social e econômico do Tocantins”, disse.

Estrutura

No total, o Salão do Livro será composto por 85 estandes. A estrutura também comportará o Palco Livro, onde ocorrerão os grandes shows e espetáculos do evento; o Pavilhão Maurício de Sousa, onde estarão 73 estandes de livros infanto-juvenis e adultos, de diferentes editoras e autores; Pavilhão Turma da Mônica, que será composto por 12 estandes de livros infantis. Além disso, um Espaço Circo/Espaço Infantil abrigará diversas atividades circenses e espetáculos direcionados ao público infantil.

O auditório, com capacidade para 704 pessoas, sediará as grandes palestras e os grandes espetáculos do evento.  Para atender ao público jovem, o Espaço Jovem estará situado do Auditório B do Centro de Convenções. Com 350 lugares, no local ocorrerão palestras, shows, Gincana Jovem, todos direcionados ao público infanto-juvenil.

O evento também terá Café Literário, localizado no mezanino, que abrigará 220 pessoas. Lá, ocorrerão lançamentos de livros, mesas-redondas e shows de artistas tocantinenses. A Rádio Salão do Livro também deixará o público informado sobre os acontecimentos do evento e valorizará os artistas tocantinenses e nacionais.

Fecoarte

Para a Fecoarte, será criada uma cidade cenográfica neocolonial, se remetendo às cidades mais antigas do Tocantins, como Natividade e Arraias. No Palco Diversidade, ocorrerão shows com cantores e bandas da terra, apresentações culturais de sússia e jiquitaia, cordel, capoeira, danças indígenas e outros espetáculos de culturas tradicionais.

Os 34 estandes da Fecoarte serão distribuídos entre dez de artesanato, 19 de comidas típicas, dois restaurantes, um ambulatório para pronto atendimento, um para a Polícia Militar e um para o Corpo de Bombeiros.