Política

Comandante-Geral da PMTO, Coronel PM Silva Neto, recebe Título de Cidadão Tocantinense

A homenagem foi concedida pela Assembleia Legislativa do Tocantins. Além do coronel Julio Manoel da Silva Neto, também receberam a honraria, o coronel Luís Cláudio Benício, e o tenente-coronel Dernivaldo Tirelo.

O Comandante-Geral da Polícia Militar do Tocantins, Coronel PM Julio Manoel da Silva recebeu o título de Cidadão Tocantinense.
Foto: Ademir dos Anjos/Gov. TO

O Comandante-Geral da Polícia Militar do Tocantins, Coronel PM Julio Manoel da Silva recebeu na manhã desta quinta-feira, 28, na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), em Palmas, o título de Cidadão Tocantinense. Os homenageados foram indicados pelos parlamentares em virtude de relevantes serviços prestados ao Estado, e pela contribuição ao desenvolvimento do Tocantins em diversas áreas de atuação.

Na oportunidade, 28 personalidades receberam a maior honraria da casa de leis, dentre políticos, empresários, médicos, jornalistas e religiosos. Além dos Deputados Estaduais, o evento também contou com a presença do Chefe do Estado Maior da PMTO – Coronel PM Wesley Borges Costa, dentre outras autoridades militares e civis.

Receber uma homenagem desta grandeza é um momento ímpar na minha carreira, estou profundamente agradecido e emocionado com este reconhecimento da nossa Assembleia Legislativa do Tocantins, e da nossa querida deputada Luana Ribeiro, que tem sido uma parlamentar atuante em buscas para a melhoria da segurança pública do Tocantins”.

O Comandante-Geral fez questão de destacar a importância de seus familiares em sua trajetória, em especial à sua esposa, Selma Rozendo, que acompanhou a solenidade, e a Polícia Militar do Tocantins, instituição quem tem orgulho de comandar. “Estou aqui representando todos os policiais militares do Tocantins, que trabalham incansavelmente para garantir a segurança de nossa população, me sinto orgulhoso de ter construído minha carreira profissional em uma instituição tão honrosa como a Polícia Militar. Já me sinto tocantinense de coração, pois escolhi este Estado como meu lar e de minha família, e agora com esta homenagem me torno oficialmente um cidadão tocantinense com muito orgulho”, finalizou o Coronel PM Silva Neto, que é natural de Maceió-AL .

Outros militares também receberam a homenagem, o Coronel PM da reserva da PMTO, Luiz Cláudio Gonçalves Benício, que já foi Comandante-Geral da PMTO, e é o atual presidente da Fundação Pró-Tocantins, além do tenente-Coronel PM Dernivaldo da Costa Tirelo, atual comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Pedro Afonso.

O título de cidadão tocantinense é o maior reconhecimento proposto pela Assembleia Legislativa. Isso quer dizer que o povo tocantinense, através de seus deputados estaduais, reconhecem os relevantes serviços prestados a toda sociedade e me concedem a honra de poder ser considerado filho honorário desta terra. Sinto-me orgulhoso em ser indicado a tamanha honraria. Dedico este título a todos os policias militares do Tocantins que sempre estão se dedicando ao cumprimento da nobre missão de servir e proteger a sociedade, mesmo com o sacrifício da própria vida e, também, a todas as suas famílias que sempre apoiam em todos os momentos”, disse o tenente-coronel Tirelo.

Coronel PM Benício lembrou sua trajetória profissional enquanto oficial da Polícia Militar: “Não posso ser tão vaidoso, mas nem tão modesto, a ponto de não entender que muito fizemos pelo Estado do Tocantins na condição de comandante de vários quartéis do interior, condição de secretário chefe da casa militar, e Comandante-Geral, portanto ter contribuído muito com a sociedade Tocantinense, com o bem estar de cada um quanto com a nossa corporação. Esse título eu compartilho com o nosso pai maior, nosso Deus todo poderoso, dedico de coração à minha esposa, falecida, porque ela também foi esteio da minha vida no decorrer dessas movimentações nas unidades do interior, aos meus filhos, que também assim fizeram, como a todos os policiais militares que junto abraçamos a causa da Polícia Militar e assim do Tocantins como um todo”.

Além do presidente da Casa, deputado Antonio Andrade (Republicanos), são autores dos projetos que solicitaram a titularidade, os deputados Cleiton Cardoso (Agir), Amália Santana (PT), Cláudia Lelis (PV), Eduardo Siqueira Campos (União Brasil), Elenil da Penha (MDB), Jair Farias (União Brasil), Jorge Frederico (Republicanos), Luana Ribeiro (PCdoB), Ricardo Ayres (Republicanos), Valderez Castelo Branco (Republicanos), Vanda Monteiro (União Brasil), Vilmar de Oliveira (Solidariedade) e Zé Roberto Lula (PT). O coronel Silva Neto recebeu a indicação da Deputada Luana Ribeiro, parlamentar atuante nas causas da segurança pública do Tocantins e parceria da Polícia Militar.

Clique no link e veja o perfil do Comandante-geral da PMTO, Coronel PM Silva Neto.