A realização do concurso da Polícia Militar do Estado do Tocantins é prioridade para 2020. A declaração é do presidente da comissão organizadora, coronel Márcio Antônio Barbosa de Mendonça. Ele ainda informou já ter iniciado o processo para escolha da banca organizadora do certame.
Em resposta a ofício do vereador Erivelton Santos (PV), de Palmas, o presidente da comissão detalhou as fases já iniciadas para o novo concurso da PM-TO.
Conforme presidente da Comissão, até o momento, já foi feita a elaboração do termo de referência para contratação da banca examinadora; solicitação de parecer da Secretaria da Fazenda e Planejamento quanto à disponibilidade de recursos orçamentários; resposta da Sefaz e Seplan com manifestação favorável à realização do concurso e recebimento das propostas das bancas examinadoras interessadas, que agora estão na fase de análise.
A previsão é que sejam ofertadas 1.000 vagas para soldado. Não se falou nada a respeito das 40 vagas para o cargo de Cadete, que estava previsto no edital anterior.
Remuneração
Segundo informações anteriores do concurso anulado da Polícia Militar do Tocantins, os valores a receber pelos profissionais de nível médio são:
Soldado PM TO
R$ 2.365,69 – Durante o Curso de Formação (CFSD)
R$ 4.758,56 – Após o Curso de Formação (CFSD)
Último concurso PM TO (2018)
No edital para ingresso na corporação publicado em 2018 as vagas para soldados foram divididas em 900 para homens e 100 vagas para mulheres. Também foram destinadas 40 vagas ao cargo de Cadete.
Na época, o concurso foi organizado pela Assessoria em Organização de Concursos Públicos LTDA (AOCP), mas acabou sendo anulado após irregularidades na prova objetiva
Com a anulação do concurso, a PM TO anunciou que realizaria um novo edital, do zero, mas não definiu data. Os 80 mil candidatos que se inscreveram para o certame anulado terão que efetuar uma nova inscrição.