A realidade virtual é uma das tendências para a escola.
Foto: Eugene Capon / Pexels

A tecnologia cresce de forma cada vez mais acelerada a cada ano. Estamos acostumados a nos adaptar rapidamente com as inovações tecnológicas que surgem para facilitar nossas vidas.

Porém, embora possa parecer que o WhatsApp sempre fez parte do seu dia a dia para comunicação, se voltar cerca de cinco anos perceberá que precisava se comunicar através de mensagem de texto e aguardar horas para ter um retorno. Não era possível compartilhar fotos, áudios e vídeos instantaneamente. Parece estranho, não é mesmo?

Assim como traz agilidade para a rotina pessoal e profissional, a tecnologia também promete melhorar a educação e a forma de aprendizado nos próximos anos. E não estamos falando apenas de tablets ou smartphones em sala de aula. É a inteligência artificial que promete revolucionar o aprendizado.

Realidade virtual

Já pensou os alunos poderem estudar a história de Neil Armstrong pisando na lua podendo enxergar suas primeiras pegadas? A realidade virtual pode simular essa situação através de um óculos de inteligência artificial. Essa tecnologia permite criar uma imersão em um ambiente projetado na sala de aula. Isso promete transformar também o prazer e interesse pelo aprendizado.

Imagine só diversas cenas históricas saírem das páginas dos livros e ganharem vida bem diante dos seus olhos? Além disso, a realidade virtual pode promover muitos benefícios aos professores, como maior liberdade e mais recursos com planejamento pedagógico.

Gamificação

Outra tecnologia que promete ganhar a escolas e atrair cada vez mais o interesse dos alunos é a gamificação, que nada mais é do que criar jogos e usar da lógica para que eles possam aprender. Isso traz mais dinamismo para o ensino. De acordo com dados fornecidos pelo portal TechReviews, mais de 75% dos brasileiros fazem uso de jogos eletrônicos pelo smartphone, tablet, videogame ou computador.

O aplicativo Memrise é um exemplo de gamificação através do aprendizado, enquanto avança fases o aluno vai evoluindo no idioma que está estudando. Já pensou aprender a cadeia carbônica enquanto joga e ainda ganhar bonificações e concorrer classificação em rankings? Os games oferecem interatividade e são mais lúdicos, dessa forma, os jovens aprendem com mais facilidade.

Agenda virtual

Ainda existem os resistentes que se dão melhor com agenda de papel, mas o futuro será cada vez mais tecnológico e é melhor ir se adaptando. Assim, o diário de turma também será virtual. A inteligência artificial promete que as escolas centralizem as informações através de um aplicativo disponível para pais, professores e alunos - na verdade, isso já é realidade em muitas escolas. Com essa virtualização poderá haver comunicação mais facilitada e integração entre escola e família.

Enquanto isso parece ser uma realidade apenas de escolas da rede privada, o futuro promete que a tecnologia alcance mesmo a rede pública. Assim, todos com acesso à internet poderão contar com essas ferramentas para o aprendizado. A promessa é que a qualidade de ensino vai melhorar e muito, já que tenderá a usar a linguagem dos jovens e tornar o conteúdo mais lúdico, interativo e dinâmico.