/
Foto: Foto: Ilustrativa

Hoje em dia não faltam alternativas para quem quer investir em um projeto lucrativo na internet. Com um bom site, um bom serviço de hospedagem de site e um registro de domínio, você tem a possibilidade de garantir êxito em seu investimento.

Pelo fato de que muita gente, cada vez mais busca informação e conteúdo na internet, a venda de cursos online surge como uma opção viável para quem quer garantir alguns lucros.

Qualquer pessoa pode investir na criação e divulgação de um curso online. Por conta disso, saiba mais a respeito desse tema nos tópicos a seguir.  

As vantagens dos cursos online

A venda de cursos online surge como uma opção bastante lucrativa para quem quer passar conhecimentos de maneira rápida e eficiente, utilizando a principal ferramenta que temos nos dias de hoje: a internet.

Além disso, o segmento dos cursos online é um terreno fértil para quem almeja obter uma boa renda, pois as pessoas, muitas vezes, acessam a internet para procurar soluções, sanar algumas dúvidas e resolver alguns problemas.

Você sabe como fazer instalações residenciais ou reparos eletrônicos? Se você domina o assunto, está aí a oportunidade de abordar isso em um curso online.

Sabe tocar um determinado instrumento musical? Se essa for a sua área, então é uma boa chance para você vender esse seu conhecimento. O mesmo vale para outros diversos segmentos, como jardinagem, culinária, enfim, possibilidades não faltam.

Além do mais, na maioria das vezes tais cursos podem ser produzidos no conforto do seu lar. Em tempos de pandemia, em que o distanciamento social se tornou uma prática de saúde, investir em cursos online surge como uma solução.

Dependendo do seu processo de divulgação, as ferramentas digitais utilizadas, os seus métodos de ensino e a qualidade do conteúdo abordado, é possível garantir um bom dinheiro.

/ Foto: Ilustrativa

Saiba como montar e ganhar dinheiro com cursos online

Lembre-se que a presença digital é essencial para que o seu curso online se torne conhecido. Por essa razão é que ter um site e um registro de domínio são importantes.

Além de um site, é preciso levar em consideração outros elementos fundamentais para criar o seu curso online e torná-lo lucrativo. Confira as dicas abaixo.

Defina um método para ganhar dinheiro

Partindo do princípio de que você já escolheu o seu nicho e também já conhece as necessidades do seu público, então o que você deve fazer é avaliar as possibilidades para tornar o seu curso rentável, ou seja, como vendê-lo.

Existem várias plataformas hoje em dia especializadas na produção, divulgação e venda de cursos online. A Hotmart é um bom exemplo disso.

Há também a possibilidade de criar um site para vender o seu curso online. É fundamental, nesse caso, obter também um serviço de hospedagem de site.

Outra alternativa é vender o seu curso online no Youtube. Ao fazer isso, você vai encontrar várias maneiras para monetizar o seu canal.

Pesquise a respeito do tema

É óbvio que você não vai se aventurar em um determinado conteúdo sem antes conhecê-lo muito bem. Mas ainda assim, não seja assim tão confiante e sempre procure se atualizar no assunto, fique atento para as novidades a respeito dele e ofereça um panorama completo.

Vale destacar que a credibilidade do seu curso é fundamental se você quiser que ele seja lucrativo. Por isso, preste atenção nesse detalhe.

Apesar disso, nada impede que você invista em um curso sem ser um especialista na área. Porém, em tal situação, o trabalho de pesquisa deverá ser ainda mais intenso.

Quanto mais você assimilar o que é ensinado, mais autoridade terá para abordar o tema do curso que você vende. Desse modo, as pessoas perceberão que você possui a credibilidade necessária.

Tenha um plano de aula

É necessário organizar o conteúdo para que desse modo, tanto você quanto os seus alunos assimilem o material da melhor maneira possível.

O plano de aula, de uma forma geral, deve conter a organização do conteúdo, indo das questões mais básicas até as mais avançadas.

Esse é um ponto onde muitos pecam, pois criar um curso online não se resume apenas sentar em frente a uma câmera e despejar um monte de conteúdo.

Ao invés disso, é preciso ter muito planejamento e preparação, principalmente no que diz respeito à elaboração do conteúdo.

Saiba como divulgar o seu curso

De nada adianta ter um curso se a divulgação não for bem feita. Nesse caso, vale utilizar as suas redes sociais e outros canais. Ter presença digital nelas é fundamental para encontrar o público certo.

Investir em um blog também é outra alternativa viável. Ao atrair tráfego orgânico você demonstra ter autoridade no tema e ainda desperta o interesse da sua persona.

Imagine, por exemplo, que o seu curso é destinado para o segmento musical, mais especificamente tocar bateria. Nesse caso, você pode oferecer postagens sobre como cuidar do seu instrumento, quem são os músicos mais famosos nesse segmento, melhores lojas, fabricantes, etc.

Ou seja, são temas que não falam abertamente a respeito das suas aulas, mas chamam a atenção de quem está pesquisando sobre o tema.

Conheça os diferentes formatos de cursos online

São muitas as alternativas de formatos quando o assunto são cursos online. Todos eles possuem as suas próprias características e vantagens. Confira as principais!

E-book

São de fácil produção e também são bastante versáteis. Eles podem ser acessados tanto em desktop quanto em dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Por meio de um e-book é possível abordar qualquer tipo de conteúdo. Eles são excelentes para trazer materiais visuais, como infográficos, tabelas e figuras.

Audiobook

Ao contrário do e-book, ele traz o conteúdo no formato áudio, sendo uma excelente opção para pessoas que possuem alguma deficiência visual. Eles também são vantajosos porque possibilitam que a pessoa assimile conteúdo enquanto realiza alguma outra atividade.

/ Foto: Ilustrativa

Videoaulas

É um formato perfeito para fazer demonstrações práticas de determinados tipos de conteúdo. Um curso online de guitarra, por exemplo, se encaixa perfeitamente com o formato de videoaula.

Além disso, não custa lembrar que não é difícil produzir uma videoaula hoje em dia. Atualmente há equipamentos excelentes, com ótima captação de áudio e imagem, assim como há vários softwares de edição, como o Pinnacle Studio e o Lightworks.

Aliás, além de produzir os seus próprios conteúdos, você pode ganhar dinheiro assistindo vídeos de outras pessoas. Algumas recomendações de aplicativos são o TikTok, MyPoints, Kwai e Big Time, que também podem ser excelentes ferramentas para chamar público para seus cursos.

Screencasts

Eles consistem em vídeos capturados da tela de um computador. É um formato simples de ser utilizado e que demanda um software de captura de tela, de edição e um microfone para narrar comandos de voz enquanto você faz alguma demonstração em seu computador.

Os screencasts são interessantes para demonstrações de conteúdo em planilhas. Um exemplo disso pode ser um curso sobre educação financeira.

Cursos online podem render um bom dinheiro

A evidente popularização da internet e dos dispositivos móveis permitiram que muitas pessoas descobrissem nos cursos online uma maneira viável e rápida de aprender uma nova habilidade.

Isso possibilitou o crescimento do número de empreendedores que viram no mundo digital o caminho perfeito para transmitir conhecimento e, ao mesmo tempo, ganhar dinheiro.

Portanto, com um site, um registro de domínio e com as ferramentas necessárias, é possível obter lucros significativos com a produção, divulgação e a venda de cursos online.