
Para prevenir dores de cabeça antes, durante e depois da sua obra, fazer um planejamento de reforma é o primeiro passo para evitar imprevistos.
Seja com um orçamento apertado ou não, saiba que nesses dois casos é possível fazer uma reforma econômica em casa. Considere o tempo, investimento em dinheiro e a escolha dos profissionais os pontos mais importantes desse planejamento.
Nos próximos tópicos, listamos uma sequência de dicas de como planejar uma reforma em casa, começando pela soma real do orçamento, planejando um cronograma e finalizando com a contratação dos profissionais para os serviços.
Determine o orçamento
O primeiro passo para planejar uma reforma de casa é determinando o orçamento, essa dica é para quem deseja economizar ao planejar sua obra.
Faça as contas do montante real que você pode investir, considere os gastos com mercadorias, profissionais e crie uma margem para reserva, já que os imprevistos acontecem.
Se você tem um orçamento apertado, uma dica é listar todos os itens indispensáveis no projeto, deixando os gastos supérfluos por último.
Estabeleça o cronograma da obra
Essa etapa consiste em estabelecer um cronograma de obra, colocando no papel todos os cômodos que precisam ser reformados.
Uma dica é planejar as metas com a reforma, gastos máximos naquele cômodo e também os prazos para conclusão de cada etapa.
Pense onde serão colocados todos os móveis para reforma, em qual cômodo começar as reformas e data de inícios e conclusão.
Faça a lista de materiais
Outro ponto bastante importante é fazer uma lista de compra dos materiais para a reforma, isto é, determine tudo que você precisa para começar a obra.
Coloque no papel a quantidade de materiais simples como cimento, pisos, massas e equipamentos como aluguel de betoneira, por exemplo.
Aposte na versatilidade de adesivos de contato que servem para várias superfícies como madeira, metal e plástico.
Faça uma lista de compras sem exageros, sempre calculando quais os materiais mais importantes para começar a reforma.
Leve em consideração a estética para o local, comprando materiais de qualidade e com ótimo acabamento para o seu projeto.
Contrate os profissionais
Chegou a hora de contratar os profissionais para sua obra, por isso, vale a pena conhecer todos os processos e cronograma antes de contratar.
Uma dica é não fechar contrato com o primeiro orçamento do profissional, pesquise a qualificação do mesmo e peça indicações com amigos para trazer mais confiança.
Um ponto a considerar são as formas de pagamento, muitas vezes, as condições de pagamento pesam na hora de contratar, por isso, fique atento às condições do profissional.
A realização de uma reforma não termina por aqui, é preciso acompanhar todo o andamento do serviço, considerando variáveis como o tempo, que possam interferir para o prazo de finalização da obra.