Solenidade de assinatura do contrato com a banca organizadora do certame.
Foto: Edu Fortes

O tão esperado concurso para a Guarda Metropolitana de Palmas deve ser lançado na primeira semana de março. Na tarde desta terça-feira (28), a prefeita Cínthia Ribeiro assinou contrato de R$ 1,3 milhão com a banca organizadora do certame, a Fundação para Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp).

O concurso tem previsão de ofertar 50 vagas imediatas e 50 para cadastro de reserva. O salário inicial é em torno de R$ 3 mil. Podem se candidatar às vagas homens e mulheres com ensino médio completo e idades entre 18 e 45 anos. 

Conforme a presidente do Instituto Vinte de Maio, Valéria Albino, o concurso será composto por seis etapas: provas objetivas, exame físico, exame psicológico, avaliação médica, idoneidade moral e o curso de formação com duração de 728 horas.

“O edital sai na primeira semana de março. Deve ficar aberto num prazo de 45 dias para que as pessoas tenham condições de se inscrever. As provas objetivas, que são a primeira fase do concurso, devem ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano”, explicou Valéria.

Ela acrescentou que todas as datas serão conhecidas no lançamento do edital, inclusive a previsão de posse dos novos guardas metropolitanos.

A prefeita Cinthia citou necessidade de renovação da corporação. “Corremos muito para lançar o concurso ainda no final do ano de 2019, mas devido ao recesso da Vunesp tivemos que esperar. Afinal, é um concurso muito esperado tanto pela corporação quanto pela sociedade. São 18 anos sem concurso e o nosso efetivo precisa de renovação”.