Flamengo conquistou a Libertadores 2019.
Foto: Divulgação

O Flamengo celebrou a conquista da segunda Libertadores da sua história em um ano de sonho, e Araguaína não deixou as comemorações de lado, tendo a maior delas acontecido na Embaixada do Fla, que amanheceu pichada no dia da final do torneio.

Desde que o português Jorge Jesus chegou para comandar o rubro-negro, o time carioca iniciou uma campanha sem precedentes tanto a nível doméstico quanto na prova continental mais importante da América do Sul, contribuindo para a desmistificação da ideia de que é impossível ter sucesso a nível interno e externo ao mesmo ano. Aqui em Araguaína, torcedores do time carioca celebraram de forma bem efusiva tanto a conquista da Libertadores quanto a do Brasileirão 2019. O Fla terminou a Libertadores 2019 com uma campanha louvável, e aqui verificaremos os números da equipe carioca nesse torneio.

Grupos com Abel Braga

O Flamengo iniciou seu desempenho na Libertadores 2019 com uma vitória de 1 a 0 ante os bolivianos do San José, ainda sob as ordens de Abel Braga. O brasileiro conduziria o time durante toda a primeira fase, guiando o Fla à vitória no grupo D com dez pontos, em igualdade pontual com LDU Quito e Peñarol, situação bem fora do comum. O Mengão terminou na liderança com 11 gols marcados e cinco sofridos, registro que correspondeu ao melhor goal average do agrupamento.

No intervalo entre o fim da fase de grupos e o começo das oitavas, Abel Braga pediu demissão e abandonou o clube. Para o comando do time, chegou uma solução fora do círculo habitual: Jorge Jesus, técnico português com uma longa carreira que tinha estado ao serviço do Al Hilal da Arábia Saudita, seu primeiro clube fora de Portugal.

Os primeiros tempos de Jesus no Rio foram bem duros. A cobrança da torcida era enorme e o treinador encontrou um grupo desacreditado. Hoje, essa memória parece bem longínqua e Jesus é o herói da torcida do Flamengo, que comete até loucura para acompanhar o time. A derrota na ida das oitavas da Libertadores frente ao Emelec, por duas bolas a zero, deixou o português em sério risco, isso após alguns resultados menos positivos.

Na volta, o Fla venceu por 2 a 0 e triunfou nas grandes penalidades, resultado que permitiu arrancar para uma sequência de resultados incrível, alterando todo o estado de espírito do time. Além da Libertadores, prova organizada pela CONMEBOL, o Flamengo celebrou também, como mostra matéria do portal Veja, a conquista do Brasileirão, competição em que liderou o favoritismo de forma praticamente integral, como mostravam, ao longo do campeonato, os números disponíveis em plataformas de aposta esportiva como o da  Betway.

A revolução positiva que a chegada do treinador português ocasionou no time foi comprovada com a equipe levantando a taça desses dois torneios.

Compatriotas no "mata-mata"

Após passar pelo Emelec com dificuldade, o Flamengo marcou encontro com o Internacional de Porto Alegre nas quartas. Na ida, no Maracanã, o Flamengo venceu por duas bolas a zero, deixando o Colorado em maus lençóis antes da disputa no Beira-Rio.

Em Porto Alegre, o Inter até marcou primeiro por Rodrigo Lindoso, mas no desespero, em busca do segundo gol, acabou por sofrer a igualdade a cinco minutos do fim por Gabigol, cômputo que selou o acesso flamenguista.

Nas semis, em nova visita a Porto Alegre, foi a vez de disputar no Rio Grande do Sul, casa do Grêmio. O Flamengo marcou por quatro vezes, o VAR invalidou por três, Bruno Henrique apontou o único gol válido para o Mengão e Pepê, já nos acréscimos, deu a igualdade aos donos da casa.

A eliminatória seguiu igualada e equilibrada para o Rio de Janeiro, mas o mesmo não ocorreu na volta. Assim que Bruno Henrique – outra vez ele – abriu a contagem, o Fla iniciou um um movimento rumo à vitória por 5 a 0, carimbando o passaporte para a final.

Na decisão, em Lima, Jorge Jesus foi elevado ao estatuto de Deus com seus discípulos. O River Plate se adiantou no marcador ao minuto 14 por Santos Borré. No entanto, na reta final da partida, Gabriel Barbosa estabeleceu o empate e, minutos depois, deixou a nação flamenguista em polvorosa ao fazer o 2-1 nos acréscimos, em um final com contornos totalmente épicos.

Após a conquista do título, o time não esqueceu de homenagear as jovens vítimas do acidente no Centro de Treinamento do time, que ocorreu em fevereiro.

As comemorações foram bem prolongadas e nem houve tempo para delas descansar, visto que após a celebração da Libertadores, o Palmeiras perdeu para o Grêmio em casa, entregando dessa forma o título de campeão do Brasileirão ao Flamengo de Jesus. As comemorações foram marcadas por muita alegria.

Estatísticas

O melhor ataque da Libertadores 2019 foi o do Flamengo, com 24 gols apontados. Em termos individuais, Gabigol, herói da decisão, foi quem mais contribuiu para esse registro ao apontar nove cômputos na prova, registro que lhe permitiu ser o artilheiro da competição. Bruno Henrique, parceiro de Gabriel Barbosa na frente, foi o jogador que mais deu assistências, totalizando seis.

Bruno Henrique foi ainda o jogador mais utilizado na competição (1108 minutos) e o atleta com maior participação em gols, somando os gols apontados ao números de assistências (11). Já Vitinho foi o suplente utilizado mais vezes, em um total de oito.

O Flamengo, 38 anos depois, voltou a se sentar no trono do futebol sul-americano, desbancando o River Plate, campeão em título que perdeu a final para Jesus e companhia. Uma campanha memorável e que certamente ficará marcada na história do clube carioca e na mente dos torcedores.