
O III Congresso de Enfermagem de Araguaína, realizado nos dias 15 e 16 de maio, reuniu 815 profissionais da saúde, estudantes e servidores públicos para discutir o tema “Inovações Tecnológicas e o Futuro da Enfermagem: Desafios e Oportunidades no Cuidado em Saúde”.
Promovido pela Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) e da Escola de Saúde Pública de Araguaína (ESPA), o evento teve como objetivo fomentar o conhecimento sobre práticas inovadoras e os desafios da enfermagem, além de promover a troca de experiências entre os participantes. A programação aconteceu na Escola Estadual de Tempo Integral Domingos da Cruz Machado, no Setor Nova Araguaína.
“Estou muito feliz de estar neste evento, a gente acaba aguardando o ano inteiro por ele. Já tive o prazer de participar nos anos anteriores, e sempre foi um grande sucesso, com muito aprendizado”, comentou Islany Marques, acadêmica do sétimo período de enfermagem.
“É com muita alegria que realizamos esta parceria entre a Prefeitura de Araguaína e várias instituições de ensino, que se uniram para a realização deste evento. É um momento de conhecimento, inovação e tecnologia, levando aprendizado a todos os estudantes, enfermeiros e técnicos de enfermagem, e valorizando assim a nossa classe de Enfermagem aqui na cidade de Araguaína”, afirmou Dênia Chagas, superintendente da ESPA.
Programação do Congresso
O congresso contou com palestras sobre temas essenciais da enfermagem, como “Gestão e Liderança em Enfermagem: Melhorando Resultados com Boas Práticas” e “Enfermagem e Políticas Públicas de Saúde”.
A Palestra Magna “Transformação Digital na Enfermagem: Desafios e Oportunidades” foi seguida pela palestra “Tecnologias Emergentes na Enfermagem”. Também foram discutidos temas como “Gestão de Crises e Tomada de Decisão em Situações de Emergência” e “Desafios e Soluções para Redução de Riscos e Infecções Hospitalares”.
O evento ofereceu ainda uma simulação prática realizada pelo SAMU de Araguaína, proporcionando uma experiência direta aos participantes.
Inovações e capacitação
O congresso marcou o lançamento oficial do Moodle na ESPA, plataforma virtual de aprendizagem que permitirá a capacitação contínua dos profissionais da saúde.
Entre 6 e 8 de maio, a ESPA recebeu capacitação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), preparando instrutores para gerenciar cursos focados na formação no SUS e gestão em serviços públicos.
Márcia Cristina Rodrigues Fausto, coordenadora da Secretaria Técnica e Executiva da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola), destacou:
“Os temas trabalhados neste evento são fundamentais para o trabalho de escolas como a ESPA, que, por meio da educação permanente, contribuem para qualificar a prática dos profissionais no Sistema Único de Saúde. Essa é uma tarefa que me traz muita satisfação.”
Parceiros do evento
O congresso contou com o apoio do Hospital Dom Orione, Faculdade de Ciências do Tocantins, UNIPLAN, Instituto Positive de Educação Tecnológica, Unitpac/Afya, Unopar/Anhanguera, Senac, Hospital de Olhos, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Hospital de Doenças Tropicais da UFNT e EBSERH Hospitais Universitários Federais.
“O tema deste ano é muito importante, e para que ele fosse desenvolvido de forma ideal, trouxemos conversas sobre inovações e o futuro da enfermagem. Tivemos aqui palestrantes de renome nacional e também grandes surpresas de capacitação para os nossos profissionais da saúde. É um evento que só tem a agregar para os nossos profissionais da enfermagem”, ressaltou Ana Paula Abadia, secretária da Saúde.