Entretenimento

Conheça o crescente mercado vegano para pets

Produtos sem proteína animal e biodegradáveis estão em alta

Mercado vegano para pets está se expandindo.
Foto: Divulgação

O número de adeptos ao veganismo está crescendo no mundo todo. E esse aumento fez com que o mercado vegano se expandisse para diversos setores. Um deles é o mercado de pets, em que os donos, preocupados com a saúde de seus pets, buscam, sobretudo, inovações sustentáveis.

A preocupação com o rumo do planeta e com a própria saúde vem fazendo com que muitas pessoas adotem um outro estilo de vida. Essa tendência fez com que as pessoas adotassem medidas que melhorassem suas vidas e a vida de seus pets.

Qual é a importância do mercado vegano para pets?

Os produtos veganos para pets, principalmente os alimentos, podem ajudar a reduzir o impacto ambiental causado pela fabricação de produtos à base de proteína animal.

De acordo com um estudo da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), somente os alimentos à base de carne ingeridos por cães e gatos nos Estados Unidos são responsáveis pela geração de 64 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano.

Para se ter ideia da gravidade desses dados, o mesmo número também pode ser alcançado com a fabricação de 13,6 milhões de carros por ano. Por si só, produtos com base em proteína animal também ajudam a esgotar os recursos do planeta. Eles gastam mais energia, terra e água para serem produzidos.

Quais são as principais opções de produtos veganos para pets?

As escolhas sustentáveis de donos de pets veganos podem satisfazer diversos segmentos. Não é apenas na alimentação vegana que essas pessoas investem, eles investem em produtos de higiene e beleza, utensílios e muitas outras coisas.

Confira as principais opções abaixo:

Alimentação vegana

Pensando na saúde dos seus pets, os donos passaram a escolher produtos feitos com farinha de vegetais e frutas, banindo qualquer tipo de alimento com proteína animal do cardápio diário dos bichinhos.

Então, além da ração vegana, os donos de pets também estão adotando a alimentação com algumas frutas, petiscos e biscoitos. Dessa forma, o animal pode ter uma alimentação inteiramente vegana.

Produtos de higiene e beleza naturais

Os shampoos, condicionadores, sabonetes e outros acessórios de higiene e beleza de pets agora também podem ser veganos. Esses produtos são feitos com base em extratos naturais de ervas e frutas, eliminando substâncias químicas, como o parabeno.

Isso garante que o pet não tenha nenhum tipo de alergia. Além disso, esses produtos costumam ser biodegradáveis, ou seja, levam menos tempo para se decompor, diferentemente dos produtos vendidos em embalagens plásticas, por exemplo.

Utensílios e brinquedos

Os potes de ração, a casinha do pet e até os seus brinquedos não são mais de plástico. Para os veganos, o plástico é algo abominável, já que esse material leva cerca de 400 anos para se decompor.

Por isso, os tutores de pets têm optado por potes de ração de metal ou de bambu. Os brinquedos comprados para os pets também são produzidos com base em materiais biodegradáveis. Até a casa dos pets pode ser feita inteiramente com bambu, que além de ser abundante na natureza, ainda consegue absorver CO2.

Areia para gatos

Outra novidade do mercado vegano pet são as areias para gatos, produzidas a partir da mistura de milho e mandioca. Esse composto facilita o descarte após a utilização.

Diferentemente de outros tipos de areia, a areia de mandioca pode ser descartada diretamente no seu vaso sanitário, sem acarretar o risco de entupimentos. Assim, você não precisa mais separar sacos de lixo para jogar fora, diminuindo o impacto à natureza.

Como vemos, o mercado vegano para pets está em pleno crescimento. Em 2020, devem surgir muitas novidades, então, é essencial ficar ligado para garantir que o seu pet esteja saudável e que você esteja ajudando o meio ambiente por meio da compra de produtos menos agressivos.