Sedecti – Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e a Unitins - Fundação Universidade do Tocantins, estão com inscrições abertas para o processo seletivo de tutor bolsista do Programa UAB – Universidade Aberta do Brasil para os cursos de Pedagogia, Letras – Português e Espanhol, Matemática, Computação e Administração Pública na modalidade EaD – Educação a Distância. Os candidatos podem se inscrever até dia 22 de janeiro.
Requisitos
De acordo com o edital pode se inscrever quem possuir formação de nível superior com especialização na área em que concorre e experiência mínima de 1 ano no magistério do ensino básico ou superior, ter formação pós-graduada, ou estar vinculado a um programa de pós-graduaçãostricto sensu e ter disponibilidade de 20 horas semanais; ter habilidade e conhecimento para usar computadores em atividades educacionais por meio da internet.
Inscrições
As inscrições para tutor a distância deverão ser realizadas na sede da Unitins, na coordenação da UAB, situada na 108 sul, Alameda 11, lote 03, bloco A. Os candidatos à vaga para tutor presencial poderão efetivar sua inscrição, no mesmo período, na secretaria do polo presencial para onde está concorrendo, mediante a entrega da documentação exigida, no horário das 14h às 17h.
Vagas
Ao todo são 91 vagas, sendo 45 para tutor presencial e 46 para tutor a distância. Compete ao tutor presencial acompanhar os cursos acadêmicos de nível superior a distância, exercida nos polos; acompanhar o desenvolvimento teórico-metodológico; atuar nos encontros presenciais e nas práticas pedagógicas realizados nos polos; receber atividades e documentação dos alunos do polo quando solicitado; auxiliar na avaliação de desempenho dos alunos; dentre outras funções.
Atividades
Já o tutor a distância vai desempenhar atividades na tutoria em cursos acadêmicos de nível superior a distância; acompanhar as atividades didático-pedagógicas; orientar os encontros presenciais e as práticas pedagógicas a serem realizados nos polos; articular ações pedagógicas, como práticas avaliativas presenciais e a distância, aulas práticas, estágio supervisionado, entre outras, juntamente com o professor da disciplina; dentre outras funções.
A remuneração da Bolsa-Tutoria para cada cargo é de R$ 765 mensais, pagos por meio de recurso da CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, órgão vinculado ao MEC – Ministério da Educação.
Mais informações no Edital.