Fernando Almeida
A forte chuva do no último domingo, 16, aumentou ainda mais a cratera próximo ao Detran, engolindo de vez as duas pistas da TO-222, no perímetro urbano de Araguaína. A Agetrans disse que o trânsito está fluindo normalmente. O problema surgiu em 24 de dezembro de 2012. E somente 10 meses após, no período chuvoso, o Estado improvisou uma solução, que durou pouco mais de um ano.
A lenta recuperação
No final de 2013, após cobranças do Ministério Público Estadual(MPE), o Governo do Tocantins, através da Agetrans (Agência de Máquinas e Transporte) recuperou o trecho da rodovia. Na época o local foi aterrado com areia, colocou-se manilhas para dar vazão à água e também foi passado uma camada asfáltica.
Sinais do serviço mau feito
No entanto, na primeira chuva, começaram aparecer os sinais de que a obra era mal feita e que todo o serviço desceria água abaixo. Em 02 de novembro de 2013 a enxurrada arrastou galhos e troncos de árvores da encosta da cratera, obstruindo-as até as três manilhas por onde escoa toda água. Também o paredão recém-construído, apenas com areia, sofreu com a chuva formando uma espécie de erosão. O volume de agua que desce de 5 manilhas não consegue escoar rapidamente em apenas três.
Com menos de um ano após a conclusão do serviço, a cratera renasceu no mesmo local. Primeiramente uma pista foi engolida e pedestres ainda conseguiam passar no local. Agora, a outra pista também foi engolida de vez e ninguém passa mais. Para evitar acidentes, a AMTT (Agência Municipal de Trânsito e Transporte) colocou alguns cavaletes nas imediações da cratera. E também a Agetrans improvisou uma placa no início da pista informando sobre a interdição.
Aguardando licitação
O Araguaína Notícias procurou a Agetrans nesta quarta-feira, e agência estadual disse em nota que apesar do problema, o trabalho de recuperação ainda está em licitação. Sem citar prazo para solucionar o problema, disse que o trânsito está fluindo normalmente no local. "A Agetrans informa que há um processo licitatório em aberto, com projeto executivo. Neste momento estão sendo respeitados os prazos legais do certame. Passada essa etapa o problema desse trecho da TO-222 será resolvido definitivamente. Informa ainda que o trânsito está fluindo normalmente no local, em um dos lados da rodovia," diz a nota.