Crescimento e profissionalização dos games têm levado grandes clubes a investirem no mercado de eSports

O talento individual pesa bastante, mas o trabalho em grupo no mundo dos esports é primordial. Nos esportes eletrônicos, assim como nos tradicionais, a união de jogadores só é agraciada com recordes e títulos quando os membros do time estão em sintonia e cumprem seu papel. Esse é um dos principais fatores presentes na categoria que fizeram com que grandes clubes do futebol mundial investissem em seus próprios times de eSports.

Nesse caso, os maiores beneficiados são os jogadores, que contam com a expertise administrativa e a mentalidade competitiva desses clubes. Algumas das melhores equipes brasileiras de eSports são ligadas a times de futebol, como o Flamengo e o Corinthians.

Alguns clubes têm sucesso ao misturar a paixão do futebol com a intensidade dos games e abraçam de modo permanente modalidades como League of Legends, Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), FIFA, Pro Evolution Soccer (PES) e Rainbow Six Siege. Outros enxergam uma tarefa difícil devido ao receio das equipes e às particularidades da gestão nos eSports. Mesmo assim, estes clubes de visão estão atentos ao crescimento dos esportes eletrônicos, sua geração de dinheiro e à quantidade absurda de novos espectadores/torcedores.

A busca por um público mais jovem, que também "consuma" o clube tradicional, e que forma uma comunidade crescendo e engajada, é outra forte razão para esses investimentos. Conheça alguns dos clubes mais famosos do mundo que investem e competem em torneios de jogo eletrônicos.

Ajax - Holanda

A clube holandês, sensação da última Champions League, teve como porta de entrada para os eSports o jogo de futebol da Electronic Arts FIFA. O clube assinou com o cinco vezes campeão holandês do game, o atleta Koen Weijland, para participar dos grandes campeonatos de jogos eletrônicos pelo mundo.

Flamengo - Brasil

O Flamengo entrou nos eSports em 2017, em parceria com a Pichau. Desde então aposta apenas no League of Legends, tendo como figura central o atirador Felipe "brTT", principal jogador de LoL do Brasil. O Rubro-Negro colecionou três vice-campeonatos nas três competições da Riot Games que já disputou: o 1º Split do Circuito Desafiante 2018, o 2º Split do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL) 2018, e o 1º Split do CBLoL 2019.

River Plate - Argentina

O River Plate escolheu o argentino Franco Colagrossi para representá-lo em torneios mundiais. Colagrossi teve seus melhores momentos atuando tanto em FIFA 17, quanto no Pro Evolution Soccer 2017. O próximo membro de sua equipe de eSports será escolhido em um torneio organizado pelo próprio time, chamado Copa River Play.

Corinthians - Brasil

A exemplo do Flamengo, o Corinthians ingressou nos eSports no final de 2017, quando firmou parceria com a RED Canids e se vinculou às line-ups de League of Legends e Rainbow Six Siege da organização. A equipe de LoL chegou a ter bons resultados, mas não conquistou títulos. Já o time de R6 não decolou, e acabou sem conseguir resultados expressivos mesmo em torneios locais. Em março de 2018, o conselheiro do Corinthians, João Paulo Garcia, se tornou sócio da RED, o que motivou o fim da parceria - o artigo 43 do estatuto do Timão proíbe que conselheiros tenham vínculo empresarial com o clube. O clube paulista retornou aos eSports no final de 2018, ao fechar contrato com o jovem Felipe Mestre, jogador de PES.

Paris Saint-German - França

O time francês criou seu braço especializado em eSports em conjunto com uma empresa de comunicação, a Webedia, e o time Millenium. Dessa maneira nasceu o Paris Saint-Germain eSports, que tem presença frequente em diversas modalidades dos esportes eletrônicos e já é uma das equipes mais valiosas do mundo. Bora "YellOwStar" Kim, que ficou famoso por jogar League of Legends na Fnatic, é o grande nome que vai comandar a equipe nos bastidores.

Atletas profissionais de outras modalidades também investem nos eSports

A conversa sobre o crescimento do eSports se infiltrou além da comunidade de jogos e chegou aos vestiários das principais ligas esportivas do mundo. O jogador de futebol americano do Los Angeles Rams, Rodger Saffold, é um dos proprietários da equipe do Ration Nation Call of Duty, enquanto o armador do time de basquete Brooklyn Nets, Jeremy Lin, é co-fundador de uma equipe do Dota 2 chamada Team VGJ. A lenda da NBA Shaquille O?Neal e Alex Rodriguez, ex-jogador de baseball do New York Yankees, são ambos investidores na NRG Esports, com sede na Califórnia.

Por fim, um dos maiores ídolos do esporte mais tradicional do mundo também entrou definitivamente no e-sport. Pentacampeão com a seleção brasileira, Ronaldo Fenômeno oficializou a compra de parte da CNB em 2017. Trata-se de uma das mais representativas organizações de esportes eletrônicos no país. O ex-atacante se tornou sócio da organização ao lado de André Akkari, astro do pôquer, e Igor Federal, empresário.