Em busca de novas oportunidades de crescimento profissional indígenas da etnia Xerente, em Tocantínia, 80 Km de Palmas, não perderam tempo e se matricularam no curso de auxiliar administrativo, promovido pelo Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Os cursos do Pronatec são administrados pela Sedecti – Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação - com o apoio de parceiros - que já matriculou cerca de 1.300 alunos da Rede Estadual de Ensino de 13 cidades do Tocantins, em 15 cursos.

Tocantínia possui uma turma do curso de auxiliar administrativo do Pronatec e apesar de não ser exclusiva para índios, 96% dos alunos matriculados são indígenas. Eles não quiseram esperar até o 2º semestre, quando começam os cursos exclusivos para indígenas, quilombolas e adolescentes que cumprem medida socioeducativa. “Foi uma surpresa para nós uma turma inteira de índios, pois, não abrimos ainda as turmas destinadas a esse público e isso demostra o quanto o estudante, seja indígena ou não, deseja se capacitar”, destaca a diretora de formação profissional da Sedecti, Maria da Penha Barbosa.

A estudante Ivonete Sikupti Xerente é um exemplo de como a força de vontade é fundamental nesse processo. Ela mora na aldeia, mas estuda na cidade. Todos os dias vai até a escola municipal Professor Constantino Pedro de Castro para assistir as aulas. “O esforço vale a pena, pois esta é uma oportunidade de estudar e com isso posso trabalhar e até fazer faculdade uma dia”, diz a estudante que não pensa em parar.

A auxiliar pedagógica do curso, Eliane Miranda, destaca que busca auxiliar os estudantes desta turma, onde a maioria é formada por indígenas, com o conteúdo pedagógico para que não exista evasão escolar. “Alguns demostram dificuldade de assimilar o conteúdo, mas temos contribuído com todo apoio para que ninguém desista”, explica a educadora.

E desistir é uma palavra que o xerente Adalto Wazase não gosta de falar. Ele deixou a aldeia Genipapo, 45 Km de Tocantínia, há dois anos para estudar e não parou mais. A oportunidade de fazer o curso de auxiliar admirativo veio em boa hora. “Quero fazer faculdade de pedagogia, meu grande sonho é chegar na universidade”, garante o estudante.

O professor de matemática da turma, Stenio Moreira, é só elogios aos alunos. ‘‘Eles não demostram dificuldade em aprender, são aplicados”. Moreira acrescenta que ao final do curso os estudantes terão conteúdo suficiente para conseguir entrar no mercado de trabalho e cursar a universidade. “Para esses alunos é o começo de uma grande jornada em busca do conhecimento”. 

 Como funciona o Pronatec

O Pronatec foi lançado no Tocantins há cerca de um mês e até o final do ano oferecerá cursos em todos os municípios do Estado. O Pronatec é um Programa do Governo Federal que tem o objetivo de ampliar a qualificação profissional no país. No Tocantins, o objetivo é que todos os 139 municípios sejam beneficiados com cursos gratuitos. O investimento total será de aproximadamente R$ 63 milhões e serão disponibilizadas 20 mil vagas para capacitação dos tocantinenses, o que deve aquecer o mercado com mão de obra qualificada.