Mandados de prisão, busca e apreensão foram cumpridos no Tocantins pela Polícia Civil.
Foto: Divulgação SSP

A Polícia Civil do Tocantins cumpre nesta sexta-feira (13), vinte mandados de prisão, oito mandados de busca e apreensão e quatro mandados de sequestro de contas bancárias. As ações fazem parte da “Operação Aquário” e busca desarticular uma rede de tráfico de drogas no estado.

A ação foi coordenada pela 2° Divisão de Repressão a Narcótico – DENARC/Araguaína, com o apoio da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO).

Os mandados foram cumpridos nas cidades de Palmas e Araguaína, bem como no presídio Barra da Grota, na Casa de Prisão Provisória de Araguaína e no Núcleo de Custódia e Casa de Prisão Provisória de Palmas. 

Investigações

Segundo a polícia, as investigações tiveram início no mês de maio, quando duas mulheres foram presas por tráfico de drogas em Araguaína. Com elas os policiais encontraram, além da droga, anotações referentes ao tráfico e vários acessórios de telefones celulares já embalados e prontos para serem introduzidos de forma clandestina nas unidades prisionais do Estado.

Foi constatado que elas atuavam no tráfico seguindo regras e ordens advindas de W.A.S, conhecido como “Cara de Peixe”, que comandava de dentro da cadeia uma rede de traficantes atuantes na região da feirinha em Araguaína.

Após as investigações e análise do material apreendido, a polícia compreendeu o funcionamento do esquema criminoso e identificou um dos fornecedores do “Cara de Peixe”, assim como seus subalternos. Também foi possível descobrir como era lavado o dinheiro gerado com a venda das drogas. 

Além disso, as investigações também revelaram que W.A.S, vulgo “Cara de Peixe”, assume um papel de liderança dentro de uma organização criminosa conhecida nacionalmente e que vem tentando expandir seus domínios o Estado do Tocantins.

Ao final do inquérito policial os investigados foram indiciados pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, integrar organização criminosa e lavagem de dinheiro.