Soltura de 10 mil alevinos do Projeto Lago Vivo foi realizada nesta 2ª, 12
Foto: Marcos Sandes/Ascom

A primeira soltura com 10 mil alevinos da espécie caranha dos 200 mil que serão reintroduzidos no Lago Azul, em Araguaína, foi realizada na manhã desta segunda-feira, 12. Alunos da Escola Municipal Joaquim Carlos Sabino participaram da ação que faz parte do Projeto Lago Vivo. O objetivo do projeto é devolver ao Lago Azul espécies extintas há 40 anos após a construção da Barragem do Corujão.

Um dos alunos foi o Pedro Medeiros Alencar, do 5º ano. Para ele, foi gratificante soltar os peixes em defesa da natureza. “A gente depois pode utilizar o lago de forma segura, é muito bom. Se as pessoas não desmatar mais poderemos vir pescar”. O envolvimento das crianças na soltura dos peixes buscou a conscientização ambiental também das futuras gerações.

Pesca somente esportiva
Para a proteção da fauna aquática do Lago Azul, o prefeito Ronaldo Dimas assinou durante o evento o Decreto Municipal nº 161, que proíbe a pesca predatória no local. “O decreto permite apenas a pesca esportiva, que nos ajudará para que tenhamos um turismo intenso. O documento visa garantir o pesque e solte, mas o pescador deve ser cadastrado na Prefeitura”.

O prefeito acrescentou que os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente para obter a Carteira de Pescador Esportivo do Lago Azul.

Monitoramento
Segundo o biólogo Aníbal Souza Neto, a próxima etapa após a soltura é o monitoramento das populações de peixes.  “Apesar de serem espécies naturais, iremos fazer laudos técnicos para poder nos basear para as próximas solturas”, informou o biólogo.

Ainda segundo Neto, esses peixes terão um papel fundamental dentro da cadeia alimentar e do ambiente natural. “Muitos deles são espécies que se alimentam de detritos no fundo do lago, ajudando também a proliferar outras espécies. Estamos buscando o perfeito equilíbrio natural do lago fazendo a reintrodução desses peixes”.

Qualidade da água 
O secretário municipal do Meio Ambiente, Júnior Marzola, explicou que o Laboratório das Águas deverá iniciar as análises da água do Lago Azul em 90 dias. “Na semana passada, foi realizada a licitação e vamos dar a ordem de serviço hoje. Mas para os peixes não existe problema nenhum, as análises são para uso humano”.

Envolvimento social
O diretor da empresa Via Lago Sport Fishing, Elionai Rodrigues, falou da satisfação de ser parceiro do Projeto Lago Vivo.  “É muito importante poder retribuir para a sociedade, devolvendo vida ao lago. A pesca esportiva é muito importante para a cidade, a gente tem satisfação pessoal, como cidadão araguainense, mostrar isso para os meus filhos, pois é um cartão postal muito especial para nós”. Também foi parceiro desta etapa o Supermercado Campelo.