As alças dão mais fluidez ao trânsito na região, reduzindo os acidentes

A cratera gigante da Av. Filadélfia em Araguaína já tem mais de sete anos. Nesse período, o Estado fez alguns serviços paliativos que foram engolidos pela erosão. O problema resiste ao tempo, nem Siqueira, nem Sandoval e até agora Marcelo não conseguiram resolve-lo.

Quem passa pelo importante trecho da avenida enfrenta um verdadeiro caos no trânsito com longas esperas em horário de pico.

Enquanto aguarda por solução do Estado, o prefeito Ronaldo Dimas (PR) mandou fazer novas vias (alças viárias), no lugar de uma rotatória, na tentativa de desafogar o fluxo de veículos.

"Esperamos que o buracão da Avenida, que liga a TO-222 seja reparado o mais rápido possível, o mais tardar ano que vem. Em seguida, será executada uma rotatória, em um modelo diferente e em uma outra etapa", ressaltou.

De acordo com o engenheiro da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), Rômulo Silva, o acesso ao cruzamento mais elaborado com as interseções em nível é para diminuir os problemas. "Eles evitam as possíveis colisões entre os veículos. Essas alças dão mais fluidez ao trânsito na região, reduzindo os acidentes e proporcionando um trânsito mais seguro", considerou.

Segundo a prefeitura, a rotatória permitirá que o trânsito flua com mais facilidade no cruzamento. Para essas intervenções, serão utilizados 3 mil metros quadrados de asfalto de qualidade, o CBUQ, além de drenagem superficial e meios-fios. Serão implantados ainda bueiros para diminuir a intensidade da água da chuva no local.

Licitação da obra

Em nota,  a Agência Tocantinense de Transportes e Obras (AGETO), informou que está finalizando o processo de licitação para realização das obras na TO-222, trecho que compreende a Avenida Filadélfia na cidade de Araguaína. "O certame já está em julgamento e tem como objeto a melhoria do sistema de drenagem com construção de galerias e de proteções. A expectativa é de que a ordem de serviço seja dada ainda em 2017, mas não temos como precisar a data."