Neste sábado, 29 de novembro, seguindo o calendário do Ministério da Saúde (MS) para os Estados da Região Norte, a Prefeitura de Araguaína promove o Dia D de vacinação contra a gripe. O atendimento será das 8h às 13h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Escola de Artes de Araguaína - Reciclarte.
A imunização é trivalente e protege contra três subtipos do vírus Influenza, conhecida como gripe. Os postos de imunização estarão abertos das 8 às 13h para receber o público prioritário da vacina, formado por crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, idosos, puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas com doenças crônicas e trabalhadores de áreas essenciais, como saúde, educação, segurança e transporte.
Para receber a dose, é preciso apresentar o cartão de vacinação, Cadastro de pessoa física (CPF) e/ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), além de comprovante que ateste o pertencimento ao grupo prioritário. Durante o Dia D também serão ofertadas outras vacinas para atualização do cartão de vacinação e do cadastro de beneficiários do programa federal Bolsa Família.
“Aqui em Araguaína, os grupos prioritários totalizam um público estimado em 61.649 pessoas. Nossa meta é imunizar 90% desse público. É importante lembrar que esses cidadãos e cidadãs são mais vulneráveis à doença, podem desenvolver formas graves que, dependendo do quadro, podem levar à morte”, reforça Samilla Braga, diretora de Imunização da Secretaria da Saúde de Araguaína.
Locais de vacinação
UBS Setor Couto Magalhães (Albeny Soares)
UBS Araguaína Sul
UBS Bairro São João (Avany Galdino da Silva)
UBS Bairro de Fátima
UBS Vila Azul (Dra. Esmeralda Medrado)
UBS Setor Tereza Hilário (Dr. César Delgado)
UBS Setor Costa Esmeralda (Dr. Dantas)
UBS Vila Aliança (Dr. Francisco)
UBS Setor JK (Eurico Carneiro)
UBS Setor Dom Orione (José Ronaldo)
UBS Lago Azul
UBS Novo Horizonte (Luciane Ponciano)
UBS Povoado Pontes ( Manoel Alves)
UBS Setor Jardim das Flores (Manoel dos Reis)
UBS Setor Cimba (Manoel Maria)
UBS Setor Barros (Maria dos Reis)
UBS Setor São Miguel (Palmeiras do Norte)
UBS Setor Nova Araguaína (Pedro Pacífico)
UBS Setor José Ferreira (Senador Benedito)
Escola de Artes de Araguaína – Reciclarte (Setor Maracanã)
Vacinação contra a gripe no Norte brasileiro
Iniciada no último dia 3, a campanha nos sete Estados da Região Norte segue até 28 de fevereiro de 2026, diferente das demais regiões do país, onde é realizada entre março e maio.
O objetivo, de acordo com o Ministério da Saúde, é antecipar a proteção dos grupos prioritários na região antes do período de maior circulação do vírus, que coincide com o chamado “inverno amazônico”, época mais chuvosa do ano e marcada pelo aumento das síndromes respiratórias.
Ainda de acordo com MS, a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e suas complicações, que podem incluir pneumonia e o agravamento de doenças crônicas, levando a internações e mortes, especialmente entre crianças, idosos e gestantes.

