Entretenimento

Dicas de livros imperdíveis para mulheres em 2019

Livros imperdíveis para mulheres, de diferentes épocas, mas que devido aos seus temas ainda são muito importantes em 2019.

Ler e discutir livros escritos por mulheres traz a tona questões importantes para a sociedade
Foto: Ilustrativa

É cada vez mais comum vermos mulheres que se reúnem para ler e comentar livros escritos por diferente autoras, e isso vem ao encontro com o fortalecimento da literatura feminina. Ler e discutir livros escritos por mulheres traz a tona questões importantíssimas para a sociedade e ajuda na conscientização dos problemas do país, o que é essencial tendo em vista o grande aumento nos casos de violência contra a mulher.

Por isso trouxemos aqui dicas de livros imperdíveis para mulheres, de diferentes épocas, mas que devido aos seus temas ainda são muito importantes em 2019.

Quarto de despejo – Carolina de Jesus

Lançado em 1960, Quarto de despejo é uma espécie de diário da autora. Carolina era negra, mãe solteira, extremamente pobre e moradora de uma favela, e apresenta neste livro todas as dificuldades enfrentadas, através de quase cinco anos relatados. É um livro chocante que mostra a triste realidade brasileira. De acordo com o porta M de Mulher, Carolina de Jesus é uma das autoras brasileiras mais impactantes de todos os tempos.

A amiga genial – Elena Ferrante

A amiga genial é o primeiro livro da série napolitana, grande sucesso da literatura dos últimos tempos. Existe todo um mistério por trás da autoria desses livros, pois a autora nunca se exibiu e usa o pseudônimo de Elena Ferrante.  A série acompanha a vida de duas mulheres italianas, desde sua infância até a velhice.

Neste livro são narrados os acontecimentos da infância e da adolescência das duas protagonistas. O cenário é uma Itália devastada politicamente e enfrentando várias crises sociais e econômicas, o que se reflete na vida dos personagens. A linguagem é muito divertida e as histórias são contadas de um jeito totalmente envolvente, o que fez do livro um verdadeiro clássico instantâneo.

Mulheres que correm com os lobos – Clarissa Pinkola Estés

O livro foi escrito há 27 anos, mas ultimamente ganhou muita fama e se tornou um dos livros mais lidos por mulheres de todo o mundo. É uma leitura longa e profunda, mas segundo Amanda Sousa, do site UNIVERSODELAS, é essencial para o autoconhecimento e o reencontro com o feminino. A autora, uma psicanalista americana, apresenta ao longo de 19 histórias os mitos e arquétipos da mulher selvagem, e com isso consegue emocionar mulheres de todas as idades e contextos sociais.

Manual da Faxineira – Lucia Berlin

Este é o livro certo para quem procura uma leitura leve e divertida, proporcionada pela escrita dinâmica de Lucia Berlin. O livro reúne 43 contos da autora e foi lançado após a sua morte. Estes contos se entrelaçam em vários momentos, e mesmo que ela não admita, todos parecem ser sobre a sua vida.

Por conta de seu estilo, Berlin consegue transmitir humor até em acontecimentos trágicos. Não espere histórias leves, mas sim um jeito fantástico de contar histórias, algumas vezes trágicas e que infelizmente são corriqueiras na vida das mulheres. Os personagens são construídos de maneira espetacular através das suas peculiaridades, e os fatos contados com muita honestidade, fazendo com que seja muito fácil se identificar e se emocionar.

A mão esquerda da escuridão – Ursula K. Le Guin

Este é para quem gosta de histórias de ficção científica. O livro foi lançado em 1969 e já trouxe à tona várias questões sobre gênero que são discutidas hoje em dia.  Um terráqueo vai para outro planeta, onde todos os seres têm gênero indefinido e variável. A confusão mental que o protagonista sofre mostra como o gênero é construído socialmente em nosso mundo, provocando reflexões interessantes.

Persépolis – Marjani Satrapis

“Persépolis” é a autobiografia em quadrinhos da autora, que vive no Irã cercado por disputas de poder e se vê obrigada a deixar o seu país de origem na adolescência por conta das guerras e da destruição. Através de desenhos lindos e uma história contada de um jeito muito fluído, vemos a protagonista passando pelos desafios de sua nova vida, sofrendo muito preconceito por conta de sua origem, e também a repressão que infelizmente grande parte das mulheres sofre.