Calçada nivelada garante acessibilidade a população e conta ainda com centro-guia

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (sem partido), criticou a criação da Comissão Especial de Inquérito –CEI- da BRK em Araguaína. A resolução que instaura a Comissão foi aprovada por unanimidade nesta terça-feira (8) pela Câmara Municipal.

Para Dimas, a instauração da CEI “é o reflexo de um momento político”, que antecede o ano eleitoral. Isso porque daqui a um ano os vereadores disputarão a reeleição e desde agora, nas palavras de Ronaldo, “tentam serem melhores vistos pela população.” Em outras palavras, nos bastidores, “jogam para a galera.”

Dimas argumentou que o preço cobrado pela coleta do esgoto não foi definido pela prefeitura, mas sim estipulado pela Agência Tocantinense de Regulação. Neste caso, trata-se da Resolução nº 063, publicada em dezembro de 2011. Ela estabelece que a tarifa referente ao esgoto pode chegar até 80% do valor sobre o consumo de água.

Ao AN, Dimas assegurou que não identificou nenhuma irregularidade da BRK na execução projeto de universalização do saneamento básico em Araguaína. Pelo contrário, destacou o avanço da rede de esgoto na cidade, que em 2015 chegava a 13% da população, agora a 50% e com previsão de universalizar em 2022.

Numa entrevista em 2015, no início das obras, Ronaldo mencionou a importância do saneamento. “Isso acabará de vez com problemas antigos relacionados ao esgoto, como o mau cheiro nas ruas, contaminação do solo, doenças e a poluição dos lençóis freáticos de Araguaína.”  Frisou na época.

Agora, com o avanço do projeto, Ronaldo destacou a implantação da rede de esgoto pela BRK, as calçadas com pisos táteis e as redes de água nas calçadas. Antes era no meio da rua e para fazer uma ligação residencial precisava cavar uma vala e cortar o asfalto e agora tal transtorno não existe mais.

Dimas reconhece que a tarifa de agua e esgoto é cara. Mas compreende que a regulação do preço é feita pela ATR e não no âmbito municipal. Defendeu ainda que todo debate precisa ser feito com "base técnica" e não em "achismo".  Frisou ainda que a construção de uma nova ETE, que depende só da autorização do Naturatins, vai eliminar o mau cheiro na região da Via Lago.