Prefeito Ronaldo Dimas entrega PL do concurso ao presidente da Câmara, Ver. Gipão
Foto: Fernando Almeida/AN

Em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (4), o prefeito Ronaldo Dimas deu detalhes sobre a implantação da Guarda Municipal de Araguaína. Ele também entregou projeto de lei ao presidente da Câmara Municipal pedindo autorização para realizar Concurso Público do Quadro Geral, com previsão de 600 vagas.

A coletiva ocorreu no antigo Tiro de Guerra, local onde será instalada a sede da Agência Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT) e a central do sistema de videomonitoramento municipal.

Além do prefeito estiveram presentes o Comandante do 2º BPM, Tenente-Coronel João Márcio Costa Miranda, deputado federal Tiago Dimas, deputado estadual Elenil da Penha, presidente da Câmara vereador Gipão e o presidente da ASTT, Fábio Astolfi.

Segundo Dimas, o PL entregue à Câmara consta criação de cargos, unificação de alguns e extinção de outros que já não condizem com realidade. “Tem muitos cargos que não têm o menor sentido ter na administração, fruto das mudanças naturais que ocorrem no dia a dia, da evolução normal da sociedade”, justificou o prefeito.

Ao lado do comandante do 2ºBPM, o prefeito afirmou que pretende tornar a Guarda Municipal parceira de todas as polícias, especialmente da PM. “É claro que queremos que esses futuros profissionais sejam treinados com vocês [PM] que já tem a expertise”, afirmou.

O presidente da Câmara, Aldair da Costa, o Gipão, garantiu que há tempo hábil de aprovar o projeto ainda este ano. “Vai ser encaminhado para as Comissões.Daremos a celeridade possível para fazer com que este concurso saia rápido. Que é um desejo, um anseio de muitas pessoas. (...) Com certeza essa ano vai ser aprovado [este ano]. O prazo está tranquilo.”

O PL entregue à Câmara será analisado e votado pelos vereadores. Após a aprovação, o PL voltará ao município para ser sancionado. Somente com a sanção da lei, a Prefeitura de Araguaína poderá dar início ao planejamento do certame.

Entre as etapas a serem realizadas, estão: escolha da comissão organizadora, elaboração do projeto básico, contratação da banca organizadora, elaboração do edital e início do concurso.