Arnaldo Filho/AF Notícias

Três novos secretários municipais foram empossados na manhã desta segunda-feira (7) pelo prefeito Ronaldo Dimas (PR), em Araguaína (TO). O chefe do Executivo aproveitou o prazo de desincompatibilização para promover mudanças em uma de suas principais secretarias: a saúde. Os recém-nomeados secretários vão comandar as pastas da Habitação, Saúde e FUNANC (Fundação Municipal de Apoio Comunitário).

Na Secretaria de Habitação, saiu Elenil da Penha, que é pré-candidato a deputado estadual pelo PMDB, e entrou o vereador Geraldo Silva (PMDB), seu aliado político. O mais cotado para assumir o comando era o secretário executivo José Guimarães, que após conversas com os líderes petistas da região, decidiu abrir mão da disputa para também concorrer uma vaga na Assembleia Legislativa.

Cleudo Negão na Câmara


A nomeação de Geraldo Silva ainda abre espaço para que o suplente e ex-vereador Cleudo Negão assuma uma cadeira na Câmara Municipal. Pela ordem sucessiva, Gideon Soares deveria assumir a vaga, mas permanecerá na Secretaria de Governo. Na prática, esta mudança resolve dois problemas de uma só vez: organiza um aliado do deputado Palito (Cleudo) e fortalece a candidatura de Elenil (que terá seu apoio). O acordo deve vigorar, a princípio, até o final do ano.

FUNAMC e Saúde

Na FUNAMC, a suplente Cleidimar de Melo (Cleide) foi nomeada no lugar do vereador Aldair da Costa Sousa (Gipão) que também disputará uma vaga no Legislativo Estadual. Com isso, Dimas mais um problema de quem andava insatisfeita com o gestor.

Já na saúde, Dimas exonerou o engenheiro agrônomo Rubens Neves e nomeou o médico Genésio Pessoa, ex-chefe de gabinete do deputado Raimundo Palito. A nomeação é uma forma do prefeito retribuir o apoio do deputado em sua campanha eleitoral, onde Palito atuou como coordenador geral. 

A cerimônia de posse aconteceu na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito e contou com a presença do deputado federal César Halum, do presidente da Câmara Marcus Marcelo e demais vereadores.