Ronaldo Dimas recebendo o Mérito da Maturidade da UMA/UFT

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, recebeu na tarde da última sexta-feira, 16, o Mérito da Maturidade, homenagem dada pela Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins ? Campus de Araguaína. Desde a implantação da UMA na cidade, Dimas sempre apoio todas as ações e projetos da instituição, além de colaborar com profissionais da educação da rede municipal de ensino para um projeto piloto e que deve ser expandido para outros municípios brasileiros.

O secretário municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Jocirley Oliveira, o vereador Terciliano Gomes, e o deputado federal César Halum, participaram da solenidade.

Durante o seu discurso, o prefeito lembrou que a primeira emenda parlamentar para a construção do Campus da UFT em Araguaína foi de sua autoria na época em que era deputado federal, com a participação do então deputado federal Eduardo Gomes, e a partir de então sempre ajudou a instituição. "Esse complexo educacional aqui mesmo é fruto de um trabalho que a gente realizou lá no Congresso Nacional, e não somente lá, mas mesmo aqui no Município, também com a negociação para que essa área pudesse estar à disposição da UFT", explicou.

Segundo Dimas, o deputado federal Eduardo Gomes pediu a sua ajuda para implantar a Universidade da Maturidade. "E aí é claro que na hora abracei a brilhante ideia de dar a oportunidade a vocês e a muitos outros velhos do nosso Estado de terem uma vida melhor, de adquirirem conhecimento", disse.

Troca de experiência

Ainda em seu pronunciamento, Dimas destacou que como prefeito também teve a oportunidade de fazer com que o conhecimento adquirido pelos acadêmicos da UMA fosse partilhado ou compartilhado com os alunos da rede municipal de ensino.

"As nossas crianças, nas nossas escolas estão tendo esta oportunidade de compartilhar esse conhecimento. Que a gente tenha novas experiências e vocês aprendam com eles e que eles aprendam com vocês", destacou o prefeito.

Reconhecimento

Dimas agradeceu também aos professores da rede municipal de ensino que trabalham no projeto de práticas educativas intergeracionais com os acadêmicos da UMA e com alunos da rede municipal de ensino.

"É uma satisfação muito grande que eu sinto em poder estar contribuindo com isso. Mas de fato, este mérito, este reconhecimento não é só meu, não é absolutamente meu, fui induzido por esta grande mulher, que cuida de todos vocês, e convencido pela doutora Neila, que era importante demais a participação do Município, na formação, complementando o que já vinha fazendo a Universidade para todos os velhos e velhas daqui de Araguaína", comentou.

A partir de então, a Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer vem desenvolvendo este projeto com a UMA. "E assim foi feito, o professor Oliveira entra na história, entra na história todas vocês, todos vocês entrando, e vocês de fato são os responsáveis pelos avanços pela conquista e eu divido esse reconhecimento com vocês", disse grato a todos.

Também falou do apoio que o vereador Terciliano Gomes vem dando para a UMA em todos os aspectos. "O Terciliano tem sido um grande parceiro de vocês. E a gente tem conseguido ajudar nesses eventos, nessas realizações também, fruto muito da ação do nobre vereador Terciliano Gomes, a quem a gente agradece também", agradeceu o prefeito afirmando que a parceria vai continuar nos próximos quatro anos.

Prefeito inovador

A coordenadora nacional da UMA/UFT, Neila Barbosa Osório, explicou a importância deste reconhecimento ao prefeito de Araguaína. "A primeira referência de gestores municipais que faz um trabalho diferenciado. Então o prefeito Ronaldo Dimas ele serve de exemplo que outras cidades possam aprender a trabalhar a questão da educação intergeracional para que as suas escolas sejam referência. Então o Ronaldo Dimas é um prefeito inovador, de vanguarda, que está ensinando aos outros pares a como se trabalhar na educação", destacou.

"Araguaína é o primeiro município a fazer uma parceria dessa com a universidade. Araguaína é o primeiro município a fazer um trabalho de ensino, pesquisa e extensão; nós somos referência e esse trabalho vai se estender a todas as escolas municipais daqui e nós vamos expandir para todo o Brasil, como a primeira do país", finalizou a coordenadora.