Educação

Diretorias regionais discutem encerramento do ano letivo de 2020 e planejamento de 2021

Formação orienta profissionais a refletirem sobre as práticas pedagógicas e promoverem a melhor adequação ao cenário pandêmico

A formação acontece através da plataforma Google Meet e a conclusão está prevista para esta quinta-feira, 18.
Foto: Divulgação

Iniciou-se nesta quarta-feira, 17, o primeiro encontro formativo para orientações pedagógicas e planejamento para o ano Letivo de 2021, direcionado aos assessores das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs). A formação acontece através da plataforma Google Meet e a conclusão está prevista para esta quinta-feira, 18.

A formação conta com a colaboração dos seguintes setores: Superintendência de Educação Básica UTE - Programas e Projetos Educacionais; Diretoria de Políticas Educacionais; Diretoria de Gestão da Educação Básica e Diretoria de Educação Básica: Gerência de Ensino Integral, Gerência de Ensino Fundamental, Gerência de Ensino Médio, Gerência de Currículo e Avaliação da Aprendizagem.

Além das orientações pedagógicas para o planejamento do ano letivo de 2021, a live possibilita o diálogo entre os técnicos colaboradores da Seduc e os assessores das diretorias regionais, a fim de aperfeiçoar o processo educacional do Estado.

De acordo com as informações da superintendente da Educação básica da Seduc, Markes Cristiana Oliveira dos Santos, "as reuniões formativas contribuem para o fortalecimento da gestão pedagógica e dos atores envolvidos nesse processo. A próxima etapa da formação estará voltada ao planejamento com foco no reordenamento curricular. Esta ação permite a continuidade do trabalho que vem sendo desenvolvido com vistas na aprendizagem do estudante e na manutenção com o vínculo escolar”, explicou a superintendente.

Participam da formação os assessores das seguintes áreas: Gestão Pedagógica e Educacional; Currículo, Formação e Avaliação da Aprendizagem; Ensino Fundamental e Médio; EJA, Campo, Quilombola e Diversidade; Educação Especial; Educação Indígena; Educação Integral; Orientação Educacional; Supervisão e Fortalecimento da Gestão Escolar.

Para a assessora de gestão pedagógica e Educacional da DRE de Miracema do Tocantins, Inez Pereira de Carvalho, essa formação é de suma importância para o compartilhamento de orientações tão necessárias para a organização dos trabalhos escolares.

“Levando em consideração o cenário pandêmico, os direcionamentos são imprescindíveis para o êxito do trabalho em equipe. Os assuntos são relevantes, pois tratam desde os documentos orientadores, Guias, Decretos, Portarias, SGD, até os documentos da legislação vigente, tais como BNCC, DCT-Ensino Fundamental e Médio/TO, que são fundamentais para o fazer pedagógico”, destacou a assessora.

Cidades sedes das Diretorias Regionais de Educação

Pedro Afonso, Porto Nacional, Miracema do Tocantins, Gurupi, Dianópolis, Arraias, Araguaína, Tocantinópolis, Paraíso do Tocantins, Palmas, Guaraí, Colinas do Tocantins e Araguatins.

Programação

A pauta do encontro está direcionada ao Acolhimento; Projeto de Vida; Tutoria; Importância de desenvolvimento do Protagonismo; Busca Ativa, Gestão/Organização dos Espaços; Roteiros de Estudos (importância do instrumento); Transição de Etapas; Projetos de Leitura e  TonoEnem.

1º dia: 17/03/2021 (quarta-feira)

8h às 12h - Diretorias Regionais de Educação de: Pedro Afonso, Porto Nacional, Miracema do Tocantins, Gurupi, Dianópolis, Arraias e Araguaína.

14h às 18h - Diretorias Regionais de Educação de: Tocantinópolis, Paraíso do Tocantins, Palmas, Guaraí, Colinas do Tocantins e Araguatins.

2º dia: 18/03/201 (quinta-feira)

8h às 10h - Diretorias Regionais de Educação de: Tocantinópolis, Paraíso do Tocantins, Palmas, Guaraí, Colinas do Tocantins e Araguatins.

14h às 16h - Diretorias Regionais de Educação de: Pedro Afonso, Porto Nacional, Miracema do Tocantins, Gurupi, Dianópolis, Arraias e Araguaína