Cerca de mil exemplares do livro de poesias e mil exemplares do livro de contos serão publicados.
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Araguaína divulgou a classificação da modalidade contos do Concurso de Bolsa de Publicações de Contos e Poesias Professor Escritor Jauro Studart. Foram 39 textos avaliados e 11 foram escolhidos para compor a coletânea que será imprensa. O resultado pode ser conferido no Diário Oficial do Município do último dia 14.

De acordo com a coordenação, o próximo passo é a entrega da premiação. “Os vencedores serão premiados no próximo Lual do Parque Cimba, mas ainda não temos uma data para o evento por conta da pandemia da covid-19”, explicou.

Premiação


O  Concurso de Bolsa de Publicações de Contos e Poesias Professor Escritor Jauro Studart  selecionou 40 poesias e  cerca de 10  contos para compor em coletâneas distintas. O projeto faz parte da Temporada de Arte e Cultura Popular, uma iniciativa da Prefeitura de Araguaína para promover os escritores locais, publicando os trabalhos selecionados em um livro, além de vários outros eventos e ações de diversos seguimentos artísticos.

Cerca de mil exemplares do livro de poesias e mil exemplares do livro de contos serão publicados. As 10 melhores poesias também foram classificadas para o concurso de interpretação  que acontecerá no evento de encerramento do concurso, com entrega de troféus e premiação total no valor de R$ 6 mil.

O concurso 


Durante o período de inscrições, no início do ano,  concurso recebeu um total de 95 poesias e 42 contos de autores que moram em Araguaína. Entre os critérios julgados pela comissão estão a originalidade dos trabalhos e criatividade literária da linguagem.

Os membros da comissão julgadora são o doutor em Estudos Literários e professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Márcio Araújo de Melo; a doutora em Comunicação e Semiótica e professora da UFT Eliane Cristina Testa; a doutora em Letras e professora da UFT Luiza Helena Oliveira da Silva; o escritor araguainense Antônio Santos de Sousa, conhecido como Zequinha Decolores; e o médico Kaio Diniz e o professor Manoel da UFT

Classificação de contos 


1º - Muito longe do pensamento, por Berg Duarte (118 pontos)
2º - O rio não salvou Lucrécia, por José Leandro Bezerra Júnior (115 pontos)
3º - Simmon, por Marcos Willian Da Silva Barbosa (113 pontos)
4º - A Ponte, por Francisco Neto Pereira Pinto (112,2 pontos)
5º - O Capelobo, por Ramon Sousa Carneiro (109 pontos)
6º - 1997, por Rodrigo Fernandes Martins (109,1 pontos)
7º - Intrépido Herói, por José Leandro Bezerra Júnior (109 pontos)
8º - Morte ao entardecer, por Edson Carvalho Alencar (106 8 pontos)
9º - O pacto de morte entre duas irmãs, por Ramon Sousa Carneiro (105,5 pontos)
9º - Contos dos arteiros da fé, por Leandro Ferraz (105,5 pontos)
10º - Araguaína mística: Cimba Laynus, por Sousa Da Silva (104 pontos)