
O documentário Palmas, Substantivo Feminino, iniciativa contemplada no edital Audiovisual Tocantins da Lei Paulo Gustavo (LPG), pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), estreia nesta sexta-feira, 21, às 19 horas, no Cine Sesc, em Palmas. Sob a direção de Rayssa Carneiro e com roteiro de Ariadne Feitosa, o filme oferece um olhar sensível sobre a contribuição de cinco mulheres na construção da identidade da capital mais jovem do Brasil.
O curta-metragem de 24 minutos retrata a vida das protagonistas que trabalharam como cozinheira, professora, artista, esteticista e agente funerária, e que trazem histórias de esperança, superação e coragem.
De acordo com a roteirista Ariadne Feitosa, é corriqueiro ver fotos em preto e branco, com homens trabalhando, quando se trata sobre a criação da cidade. “[...] e daí surgiu nossa inquietação: onde estão as mulheres? o que elas fizeram nesse período? Como se sentiam as primeiras que viveram aqui em Palmas?", pontuou a roteirista.
“São histórias de esperança, coragem e superação, que revelam, acima de tudo, a importância do papel feminino na construção da cidade”, ressaltou a proponente Rayssa Carneiro.
A proponente Rayssa Carneiro destacou, ainda, que a produção teve o cuidado de montar uma equipe composta majoritariamente por mulheres, especialmente na linha de frente. “Nosso filme é um tributo ao protagonismo e à sensibilidade feminina, o que tem tudo a ver com a coragem das que vieram construir Palmas”, salientou.
Ficha técnica
Direção: Rayssa Carneiro
Roteiro: Ariadne Feitosa
Produção: Rayssa Carneiro e Ariadne Feitosa
Assistente de direção: Helen Lopes
Direção de fotografia: Vic Pesan
Câmeras: Vic Pesan e Jéssica Vieira
Som direto: Millena Kanela
Montagem e edição: Helen Lopes
Edição de som: Iuri Grooveman
Edição: Victória Milhomem
Revisão Textual: Marynne Juliate