A 7ª edição do Congresso Pensar, evento direcionado a profissionais da Educação, teve início na manhã desta quarta-feira, 28, em Palmas, no Centro de Atividades do Serviço Social do Comércio (Sesc), região Norte da Capital. Técnicos e educadores da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) estão entre os palestrantes e através de minicursos vão mostrar experiências de gestão e iniciativas capazes de promover a inclusão tecnológica e social nas escolas, o melhor rendimento dos estudantes, entre outras propostas e vivências positivas já identificadas na rede estadual.

O tema desta edição é “Direito e Qualidade na Educação”, mas diversos assuntos serão apresentados ao longo da programação, que segue até o próximo sábado, 31. Um desses assuntos é a educação integral em jornada ampliada, temática que será apresentada pela técnica e educadora da Seduc Nelma Matias sob o ponto de vista das possibilidades e desafios. No Tocantins, atualmente, 50 escolas são de tempo integral e outras sete para esta modalidade de ensino estão sendo construídas.

O tema “Explorando a matriz da avaliação de ciências na prática pedagógica” também será apresentado em minicursos com os professores Elenir Costa e Emerson Soares, ambos da equipe da Seduc. O assunto será abordado pela professora Elenir com o foco no 5º do ensino fundamental e pelo professor mestre Emerson observando o 9º ano.

Ainda no primeiro dia de atividades, a Seduc estará na condução de minicursos com os temas “A prática da avaliação diagnóstica em geografia”, com a professora Dorize Macêdo, e “Lousa interativa e as inovações em sala de aula”, com a professora Cynthia Carvalho.

 Gestão, sala de aula e tecnologia

Nesta quinta-feira, 29, no segundo dia de programação, “Os desafios humanos e ambientais para a educação da sociedade contemporânea” é tema de minicurso com o professor mestre Romeu Feix, da Seduc.   

“O ensino a partir do gênero textual”, com o professor Abrão de Souza, e “Como tornar as aulas ais atrativas com recursos multimidiáticos”, com a professora mestre Telma Costa, são abordagens que também estão na programação do dia.

“Gestão em sala de aula” já é tema que será abordado no terceiro dia da programação, na sexta-feira, 30, com a professora mestre Monique Wermuth Figueras, das redes estadual e municipal de ensino.

E os educadores que queiram aprender mais sobre os recursos tecnológicos para armazenamento e compartilhamento de informações online poderão participar do minicurso “Computação em nuvem utilizando o Google Drive”, ministrado pelo professor Osvaldo Dantas, do Departamento de Tecnologia da Informação da Seduc.

 O Congresso

Apesar dos minicursos já estarem sendo realizados, a abertura oficial do Congresso está marcada para as 18h30 de hoje e contará com a participação da secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar. Realizado pelo Jornal do Tocantins, o Pensar conta com o apoio do governo do Estado, através da Seduc, e tem o Sesc como parceiro. “A Educação é uma das prioridades do governo do Estado, que apoia o Pensar por se tratar de uma iniciativa que incentiva os educadores a se capacitarem e a buscarem aperfeiçoamento”, disse a secretária. Adriana Aguiar já participou como palestrante em edições anteriores e destaca a interação e troca de experiências entre os educadores como um dos pontos positivos do Congresso.  

A programação diversificada atrai educadores com diferentes focos de atuação profissional. Com as experiências apresentadas pelos técnicos da Seduc, os participantes poderão conhecer cases da rede estadual e propostas de gestão que colaboram com a construção de uma educação pública no Tocantins focada em resultados e na qualidade do ensino. A programação completa do Congresso está disponível em www.congressopensar.com.br

Programação de minicursos com técnicos e educadores da Seduc:

 28/05 – MANHÃ (de 8h às 12h)

- Educação integral em jornada ampliada: possibilidades e desafios

Profa. Nelma Matias

 - Explorando a matriz da avaliação de ciências na prática pedagógica – 5º ano/EF

Profa. Elenir Costa

 28/05 – TARDE (de 12h às 18h)

- A prática da avaliação diagnóstica em geografia

Profa. Dorize Macêdo

 - Lousa interativa e as inovações em sala de aula

Profa. Cynthia Carvalho

29/05 – MANHÃ (de 8h às 12h)

- Os desafios humanos e ambientais para a educação da sociedade contemporânea

Prof. Me. Romeu Feix

 - Explorando a matriz da avaliação de ciências na prática pedagógica – 9º ano/EF

Prof.  Me. Emerson Soares

29/05 – TARDE (de 12h às 18h)

- O ensino a partir do gênero textual

Prof. Abrão de Sousa

 - Como tornar as aulas mais atrativas com recursos multimidiáticos

Proa. Me. Telma Costa

30/05 – MANHÃ (de 8h às 12h)

- Gestão em sala de aula

Profa. Me. Monique Wermuth Figueras

30/05 – TARDE (de 12h às 18h)

Computação em nuvem utilizando o Google Drive

Prof. Osvaldo Dantas