Com o objetivo de debater importantes temas sobre o esporte escolar, professores de educação física da rede estadual participam do I Simpósio de Desporto Escolar (Simdeduc), realizando em parceira com a Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc) e o Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Tocantins (Sinpef-TO). A abertura do evento foi realizada na tarde desta sexta-feira, 14, no auditório da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e segue até domingo, 16, com palestras, conferências e debates. Estão participando do simpósio mais de 300 profissionais.
“Este é um grande evento que consolidará ainda mais o esporte dentro das escolas estaduais. A Seduc vem priorizando oportunidades sobre o desporto escolar e não vamos medir esforços para fortalecer ainda mais. O foco é a sala de aula e temos certeza que nossos professores voltarão com uma bagagem cheia para as escolas”, disse Sandra Franklin, diretora de Projetos Especiais da Seduc, que representou a secretária de Estado de Educação e Cultura, Adriana Aguiar.
Para o professor doutor Juracy da Silva Guimarães, palestrante do simpósio, o evento busca resgatar a confiança e a qualificação do principal agente do esporte estudantil, que segundo ele é o professor de educação física. “Trazer os profissionais de todo o estado para discutirem coisas concretas da realidade deles é valorizar o profissional e o desporto escola”, disse. Na ocasião, Juracy falou das políticas públicas para o esporte escolar no Brasil, abordando assuntos teóricos e práticos em âmbito nacional.
Segundo o organizador do evento, Adriano Costa, o simpósio vem capacitar ainda mais os profissionais de educação física do estado. “A intenção é trazer o conhecimento primordial para o professor de educação física. É preciso culminar o ensino para esses professores, para que os eles possam transformar nossos alunos em grandes atletas e cidadãos melhores”, afirmou.
Mais conhecimento
Iron Martins, professor de educação física da Escola Estadual Vila Guaraci, de Gurupi, destacou o apoio que o governo do estado tem dado para o esporte escolar. “O simpósio é de muita importância para nossa atuação dentro da escola. Todo o conhecimento adquirido será passado para nossos alunos. Temos que oportunizar essa possibilidade de mais conhecimento sobre o desporto escolar. Um dos resultados desse cuidado que a Seduc tem com o esporte escolar é visto nos Jogos Estudantis do Tocantins, onde as escolas da rede estadual já conseguiram superar o número de medalhas das escolas particulares. Somos destaque e referência”, disse o professor.
Representando o desporto escolar da diretoria regional de Araguatins, a professora educação física, Derivalda Cavalcante da Silva, acredita que “o evento é de grande valor para o conhecimento do profissional de educação física, por trazer vários benefícios que desrespeito ao conhecimento sobre o assunto, além de permitir a divulgação entre os professores pondo em prática dentro na sala o que foi absorvido”.
Programação
15/03
·08h - Jorge Castilho - Esporte de Inclusão Social
·10h - Debate Dirigido – mediador: Ewerto Cardoso
·11h30 - Intervalo
·13h30 -| Aida Inácio - Organização de Eventos
·15h - Debate Dirigido - mediador: Cézar Caldas
·16h - Intervalo
·16h15 - Nelson Machado - Esporte de Alto Rendimento
·17h30 - Debate Dirigido
·18h30 – Encerramento
16/03
·08h - Humberto Luis de Deus Inacio - Esporte e Natureza
·09h30 - Debate Dirigido
·09h30 - João Batista Turíbio de Sena - Para-Desporto Escolar
·11h15 - Debate Dirigido – mediador: Soraya
·12h15 - Encerramento do Simpósio