Ao todo, 17 ocorrências foram registradas no segundo turno da eleição presidencial neste domingo (28), no Tocantins. As informações constam no Balanço do Comitê de Segurança Institucional da Eleição 2018, divulgado após o encerramento da votação. Sete delas foram em Palmas e duas em Araguaína . Já em Tupiratins, um eleitor embriagado derrubou a urna.
Palmas
Em Palmas sete eleitores foram conduzidos à Polícia Federal, devido a ocorrência eleitoral. Ebinermundim Paiva Reis da Silva foi detido pela PM e levado à PF por suspeita de agredir um mesário e rasgar a roupa dele.
Segundo a Justiça Eleitoral, em Palmas, outras duas pessoas foram flagradas com celular na cabine de votação e por isso conduzidas à PF. Além destas, outras quatro foram levadas à Polícia Federal por suspeita de registrar imagens da urna eletrônica.
Araguaína
Na cidade de Araguaína apenas duas ocorrências foram registradas. Conforme a Justiça Eleitoral, dois eleitores foram conduzidos à Policia Federal por gravar imagens da urna eletrônica no momento da votação.
Bêbado derruba urna
Já o caso mais inusitado aconteceu em Tupiratins. Após votar, um eleitor bêbado tropeçou no fio e derrubou a urna no chão, causando prejuízo ao equipamento. Osimar Pires Resplande detido e foi levado à Delegacia de Colinas. Apesar do equipamento ficar danificado, não houve prejuízo à computação dos votos.
Lei Seca
Outras três pessoas foram presas no Tocantins por desobedecer a Lei Seca e vender bebida alcoólica no dia da votação. As demais ocorrências foram registradas em Combinado, Alvorada, Palmeirópolis, Figueirópolis, Pium e Dianópolis.
Confira as 17 ocorrências
01 - Palmas, sede da 29ª Zona Eleitoral - 09:25 - Equipes da PM foram acionadas na Escola Municipal Estêvão de Castro, no Aureny III. Eleitor Ebinermundim Paiva Reis da Silva foi votar mas apresentou documento somente para secretária. Solicitado pelo mesário, recusou-se a mostrar. Advertido, buscou agredir mesário, rasgando-lhe a roupa. Autor e vítima conduzidos e apresentados na Sede da Polícia Federal, onde foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por suposto crime de desacato (art. 331 CP).
02 ? Combinado, pertencentes à 17ª Zona Eleitoral em Taguatinga - Eleitor que divulgou, após votar, sua imagem nas redes sociais. Testemunhas mostraram o vídeo, já circulando nas redes. Autor não estava mais no local, mas identificado como sendo Geraldo Ferreira Neto, 35 anos. Equipes da PM localizaram a residência do autor, mas o mesmo não se encontrava no local. Registrado Boletim pela PM e fato foi informado ao Delegado de Polícia responsável para as providências.
03 ? Araguaína - Equipes da PM foram acionadas pelo mesário em razão de suposta prática de crime eleitoral, consistente na ação de fotografar ou filmar urna eletrônica durante votação. Josué Araújo Lima Reis supostamente gravou vídeo durante votação (art. 312 do CE). Ele foi conduzido para a sede da Polícia Federal em Araguaína.
04 ? Palmas, sede da 29ª Zona Eleitoral - Adolescente foi solicitado a deixar celular com mesário, mas portava outro aparelho e, escondido, levou à cabine de votação, no Colégio Castro Alves. Ele foi conduzido para a delegacia de Polícia Civil, por se tratar de menor. Após verificado no celular do autor, não constatadas imagens de voto, registrou-se atendimento somente pela PM. (art. 312 do CE)
05 ? Alvorada, sede da 14ª Zona Eleitoral ? Suposta quebra do sigilo do voto. Equipes da Polícia Civil perceberam que eleitora havia postado em suas redes sociais imagem do voto. Após diligências, identificou-se autora, de nome Lara Menengam, mas não foi localizada. Trata-se de pessoa conhecida da cidade e procedimento será devidamente instaurado. (art. 312 do CE)
06 ? Palmas, sede da 29ª Zona Eleitoral - Eleitor Laudinei Dias Filho conduzido à Delegacia da PF após ser flagrado com um celular no momento em que realizava a votação (art. 312 do CE).
07 ? Palmas, sede da 29ª Zona Eleitoral - Eleitor Aleomar Rodrigues Primo teria registrado por fotografia a urna eletrônica no momento do seu voto. Ele foi conduzido à Delegacia da Polícia Federal.
08 - Palmas, sede da 29ª Zona Eleitoral - Condução do eleitor Luciel Alves da Silva, após, segundo a presidente da mesa, ser flagrado produzindo imagem da urna eletrônica com celular. O indivíduo foi conduzido à Delegacia da Polícia Federal. Não comprovada a prática do crime, conduzido liberado após ser ouvido.
09- Araguaína, sede da 1ª Zona Eleitoral ? Francisco Cléber Ribeiro supostamente gravou vídeo durante votação (art. 312 do CE) e foi conduzido para a sede da Polícia Federal e lavrado TCO.
10 ? Tupiratins, pertencente à 6ª Zona Eleitoral de Guaraí ? Equipe da PM foi acionada para conter eleitor Osimar Pires Resplande que, embriagado, ao concluir o voto, tropeçou no fio da urna, derrubando-a no chão, causando dano material no equipamento, sem prejuízo na computação dos votos. Autor conduzido para Delegacia em Colinas, e apresentado para delegado plantonista, para procedimentos. Lavrado TCO por Impedir ou embaraçar o exercício do sufrágio, (art. 297 do CE).
11 ? Palmas, sede da 29ª Zona Eleitoral - Eleitor William Ribeiro de Carvalho teria registrado por fotografia a urna eletrônica no momento do seu voto. Foi conduzido à Delegacia da Polícia Federal e lavrado TCO.
12 ? Palmeirópolis, pertencente à 18ª Zona Eleitoral de Paranã ? O comerciante Alaécio Batista Teles, 37 anos, foi flagrado comercializando bebida alcoólica. Com o autor foi encontrada uma caixa de isopor com várias latas de cerveja e vários litros de pinga, sendo conduzido para Delegacia de Polícia, onde foi apresentado por descumprimento à portaria expedida pelo Juiz eleitoral, acerca de Lei seca. Autor autuado pelo crime de Desobediência.
13 ? Alvorada, sede da 14ª Zona Eleitoral ? O Juiz eleitoral acionou equipes da PM para localizar o autor de um vídeo postado em redes sociais. Kaio Henrique Borges Silva, de 23 anos, teria registrado no ato de votar, no Colégio Geraldo de Oliveira. De posse de tais informações, equipes da PM deslocaram até a residência do autor, onde o mesmo foi encontrado e, por determinação do Juiz Eleitoral, conduzido para Central de Flagrantes.
14 ? Figueirópolis, pertencente às 14ª Zona Eleitoral de Alvorada ? Por volta das 16h30 o promotor eleitoral da 14ª Zona Eleitoral, Adailton Saraiva Silva, flagrou o Gelson Ramos Paz Landin consumindo bebida alcoólica em logradouro público. Autor foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, onde foi apresentado por descumprimento da Lei seca. Realizado TCO pelo crime de desobediência.
15 ? Palmas, sede da 29ª Zona Eleitoral ? Eleitor Marcos Antônio flagrado com um celular no momento em que realizava a votação. Autor conduzido para a delegacia de Polícia Federal. Lavrado TCO por violar ou tentar violar o sigilo do voto. (art. 312 do CE).
16 ? Pium, pertencente às 13ª Zona Eleitoral de Cristalândia - Eleitor Rilstton Braga de Mendonça, 26 anos, foi flagrado fotografando o voto no momento em que realizava a votação.
17 ? Dianópolis, sede da 25ª Zona Eleitoral - Equipes da Polícia Federal receberam informação de eleitor, que publicou em suas redes sociais, o seu voto. Autor Hygor Nepomuceno Aguiar, 36 anos, localizado e conduzido para o Cartório Eleitoral, sendo lavrado TCO por violar ou tentar violar o sigilo do voto. (art. 312 do CE).