Elenil participou de uma reunião com representantes do IFTO e o chefe de gabinete do governador.
Foto: Ascom Elenil

O deputado Elenil da Penha (MDB) participou, na manhã desta quinta-feira, 17, ao lado do reitor do Instituto Federal do Tocantins, Antônio da Luz Júnior, e do diretor do campus de Araguaína, Cristiano Fernandes Mateus, de uma reunião com o chefe de gabinete do governador, Divino Allan Siqueira, para discutir um projeto do IFTO que visa levar cursos técnicos aos 139 municípios tocantinenses.

De acordo com Elenil, o IFTO firmou um termo de cooperação com a Secretaria de Educação, Juventude e Esportes (Seduc) para a realização dos cursos nas escolas públicas estaduais, mas a demora para a concretização da parceria pode comprometer a execução deste trabalho.

“O IFTO já garantiu junto ao Ministério da Educação R$ 3,6 milhões para a implantação deste projeto. O instituto, porém, tem um prazo para implantá-lo e essa implantação depende do suporte que o governo do estado se comprometeu a oferecer”, explicou o deputado.

Durante a reunião, Elenil e os representantes do IFTO solicitaram agilidade na efetivação do acordo celebrado entre o IFTO e a Seduc. Em resposta, Divino Allan informou que irá tratar sobre o assunto com o governador Mauro Carlesse (PTB) e recomendar à Seduc que concretize, em tempo hábil, a parceria com o instituto.

“É interesse do governo do estado dar andamento a esta parceria, de modo que a partir dela, seja possível ampliar a oferta de ensino técnico profissionalizante aos jovens tocantinenses”, afirmou o chefe de gabinete.

Apoiado pelo deputado Elenil, o projeto irá levar, aos estudantes da rede estadual de ensino, a partir de fevereiro de 2020, quatro cursos na modalidade a distância: Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Administração, Técnico em Agronegócio e Técnico em Informática para Internet. “São cursos que farão a diferença no currículo do aluno, além, é claro, de prepará-los para o concorrido mercado de trabalho”, finalizou o parlamentar.