Elenil da Penha é candidato a prefeito de Araguaína pelo MDB.
Foto: Divulgação

Um dos compromissos do candidato Elenil (MDB), da coligação “Araguaína é de Todos Nós”, é a construção de um novo cemitério público para atender o município. “A falta de espaços nos cemitérios públicos da cidade é um problema antigo e que precisa ser resolvido o quanto antes. O São Lázaro, em atividade há mais de 60 anos, atingiu a lotação máxima com mais de 38 mil túmulos, e os 300 jazigos públicos do Jardim das Paineiras também já foram ocupados”, afirmou.  

De acordo com Elenil, ao invés de apresentar o projeto de um novo cemitério, a atual gestão passou a oferecer, como alternativa para a falta de covas, a cremação gratuita, procedimento que vai contra o sentimento religioso de muitos araguainenses e que, em razão disso, acabou vetado pela Câmara.

“Muitas famílias, especialmente as evangélicas, não concordam com a cremação e nós devemos respeitar isso. Obrigar uma família carente a cremar o seu ente querido é um ato de insensibilidade e desrespeito à fé religiosa por parte do poder público”, argumentou. 

 Ainda segundo o candidato, a implantação de um novo cemitério público, além de solucionar o problema da falta de vagas no São Lázaro e no Jardim das Paineiras, também irá contribuir para o fim dos sepultamentos clandestinos.

“Infelizmente, desesperadas, algumas famílias, quando se veem diante desta situação, de total desassistência, acabam apelando para sepultamentos em cemitérios irregulares, que não possuem licença ambiental e podem estar contaminando o solo e o lençol freático”, explicou Elenil. 

Nós vamos trabalhar para que o novo cemitério fique pronto o mais rápido possível, mas enquanto a obra não for concluída, iremos empreender esforços para ampliar a cota social que o município dispõe no Jardim das Paineiras, a fim de garantir um sepultamento digno para aquelas pessoas cujas famílias não têm condições de pagar”, finalizou o candidato.