Letícia Cardoso
Em caminhada pacífica os professores da rede estadual do município de Ananás, saíram às ruas na manhã desta quinta-feira, 3, em protesto por melhorias nas condições de trabalhos e reajustes na correção salarial.
Cerca de 80 professores participaram da caminhada, que percorreu as principais avenidas da cidade, entre docentes e discentes estiveram os educadores dos colégios Getúlio Vargas, Paróquia São Pedro Apóstolo e Cabo Aparício Araújo Paz.
Entre as principais reivindicações estão o Plano de Cargos, Carreiras e Salários, correção salarial de acordo com os números de recursos do FUNDEB, data base, equiparação entre PRONO E PROEB, regularização dos repasses financeiros às escolas, municipalização das séries iniciais, enquadramento dos administrativos ao PCCR, eleição para diretor de escolas, retroativos das progressões e interferência política nas escolas.
O docente, José Rodrigues, do Centro de Ensino médio Cabo Aparício Araújo Paz, disse que a greve tem como objetivo principal condicionar os profissionais da educação em ensino e aprendizagem de qualidade para os discentes no caso o aluno. “Da forma como nossas instituições se encontram os alunos não conseguem ter uma produtividade melhor como deveria” afirmou o professor.
Durante a manifestação a classe se reuniu com o senador Ataídes Oliveira (PROS), que visitava o município durante sua passagem ao Bico do Papagaio. O senador disse ser a favor da categoria e que as reivindicações precisam ser atendidas.