Colombianos Diego Mejio,34, e Miguel Rodriguez,25

Em depoimentos oficiais nesta terça-feira, 2, à Policia Civil do Tocantins, os colombianos Angel Rodrigues Martinez e Diego Armando Mejia Lopera, presos no mesmo dia em Palmas, acusados de crime de extorsão por prática de agiotagem, não reconheceram os santinhos de campanha entre as provas apresentadas contra eles .

Para o departamento jurídico da Coligação A Verdadeira Mudança, os depoimentos "revelam de forma inequívoca que possíveis ilações sobre a vinculação dos envolvidos à campanha de do candidato a governador Carlos Amastha (PSB) são absolutamente fora de propósito".

Durante o debate da TV Anhanguera/Globo na noite desta terça-feira, Amastha lembrou que nas eleições de 2016 sua campanha também havia sido alvo deste mesmo tipo de vinculação leviana com criminosos e que o próprio César Simoni, hoje candidato a governador e na época secretário estadual de Segurança Pública, o isentou de qualquer culpa.

Os dois colombianos são suspeitos de  fazer parte de um grupo de agiotas que extorquem comerciantes e pessoas comuns, cobrando juros altíssimos, em vários estados do Brasil, como Minas Gerais, São Paulo, além de Brasília.