Na ocasião da entrevista, o governador manteve os compromissos firmados durante a campanha eleitoral.
Foto: Antonio Gonçalves

No primeiro dia após tomar posse, o governador do Tocantins Wanderlei Barbosa reforçou promessas de campanha durante entrevista à TV Anhanguera, afiliada à Rede Globo. Na oportunidade, ele garantiu que concursos para a Saúde e Segurança Pública terão andamento neste ano.

Disse ainda que haverá investimentos para políticas sociais, melhorias nas rodovias e que pretende ampliar projeto de primeiro emprego para jovens tocantinenses.

Concursos

Wanderlei disse que o governo trabalha na viabilização de um concurso na Segurança Pública e na Saúde. Nesse último, deve ofertar cerca de seis mil vagas, sendo para médicos aproximadamente duas mil vagas. Mas o edital deve sair somente no segundo semestre do ano.

Cumprir o mandato 

Para evitar o que aconteceu com outros mandados de governador, Wanderlei disse que vai manter a transparência em seu governo, orientando as comissões de licitação e barrando a prática de preços acima do mercado. Também reforçou que haverá o respeito à Leis de Responsabilidade Fiscal para evitar problemas com orçamento. “Se eu não for perseguido, vou fazer meu mandato com coerência”.

Emprego e Turismo

No que diz respeito à geração de emprego, o governador do Tocantins citou na TV o projeto Jovem Trabalhador, autorizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-TO) e que contemplará até 3 mil jovens tocantinenses. Wanderlei Barbosa pretende ampliar a abrangência deste projeto. Outra forma de fomentar a criação de empregos é atraindo empresas para investir no Tocantins, para tanto, o gestor citou sobre o ICMS, destacando que a carga tributária tocantinense é humanizada e que continuará investindo nos Parques Industriais de cidades como Araguaína, Guaraí, Paraíso e Gurupi.

O Tocantins se prepara para ter endereços urbanizados e qualificados, além da recuperação e da reconstrução da malha viária que corta o Estado, auxiliando o escoamento do setor produtivo e no fomento ao turismo”, pontuou.

Para esta área, Wanderlei citou ainda a criação de um projeto que abrangerá todo o Jalapão, sem concessões da área para a iniciativa privada. A ideia é incentivar a população local a trabalhar com o turismo sustentável com os atrativos naturais. “Visitei o povo jalapoeiro e ficou acordado que não faríamos nada sem antes conversar com eles. Assim nós faremos”, afirmou Wanderlei.

Assistência Social

O líder do Palácio do Araguaia relembrou, ainda, a criação do Cartão Social. O projeto não pôde ser executado em 2022, mas será implementado este ano. A proposta é oferecer subsídios para que famílias em situação de vulnerabilidade tenham acesso à alimentação, à educação e à dignidade.