
Com saldo positivo de 817 novos postos de trabalho gerados em janeiro de 2022, o Tocantins inicia o ano como o 4º colocado entre os estados da região norte do país na geração de empregos formais. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério da Economia nesta quinta-feira, 10.
O Caged registrou em janeiro deste ano 8.946 trabalhadores admitidos e 8.129 desligados, o que confere o saldo de 817. Para a gerente do Observatório do Trabalho, Wilany Bezerra, o saldo positivo trás boas expectativas para o ano e reforça aos trabalhadores em busca de uma oportunidade que diariamente o Sistema Nacional de Empregos (Sine) oferece uma média de 500 vagas e para conclama
“O mercado está aquecido, as oportunidades existem e quem está a procura de emprego precisa estar atento ao seu cadastro no Sine mantendo-o sempre atualizado e selecionando vagas que sejam condizente com suas habilidades”.
O secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), José Messias Araújo, comemora os dados e explica: “Recentemente também tivemos acesso a base de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domícilio (PNAD) e ela também aponta a recuperação do mercado de trabalho em nosso Estado. Essas medidas nos animam a continuar trabalhando para apoiar o cidadão tocantinense na busca por sua autonomia”. Declara o gestor.
Setores da economia
Os dados do Caged em janeiro mostram o setor de Transporte, Armazenagem e Correio com saldo positivo de 266 postos aberto. O setor de Informação, Comunicação e Atividade Financeira, Imobiliária, Profissionais e Administrativas com saldo positivo de 228 postos abertos. E a Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Aquicultura com saldo positivo de 202 novos postos. Já a Construção Civil registrou o saldo negativo de -281 postos de trabalho no referido mês.
Maiores cidades do Estado
Na capital Palmas foram abertos 107 novos postos de empregos. Em Araguaína registrou-se um saldo de 161 novos postos e em Gurupi 129 postos de trabalho.