Durante a ação, foi interceptada uma aeronave que havia acabado de pousar em uma pista clandestina em Arraias.
Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (23) a Operação Sol da Justiça, uma ação conjunta da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Tocantins (FICCO/TO) voltada ao combate ao tráfico de drogas na região sudeste do estado. Durante a operação, uma aeronave foi interceptada em uma pista clandestina, localizada em uma fazenda no município de Arraias, e cinco pessoas foram presas em flagrante.

De acordo com a PF, o avião havia acabado de pousar quando os suspeitos começaram a descarregar uma grande quantidade de cocaína, distribuída em duas caminhonetes que davam apoio logístico ao transporte da droga. No momento da abordagem, parte do grupo tentou fugir para uma área de mata, mas foi localizada e detida pelos policiais.

Além da droga e da aeronave, os agentes apreenderam galões de combustível de aviação, uma pistola com numeração suprimida e várias munições. Todo o material e os presos foram levados para a Superintendência Regional da Polícia Federal em Palmas, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.

A operação contou com o apoio de diversas forças de segurança, incluindo o Batalhão de Operações Especiais (BOPE/PM/TO), o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (GRAER/PM/TO), o Comando de Policiamento Especializado (CPE/PM/TO), unidades da Polícia Civil e Penal, além de diferentes batalhões da PM que atuaram de forma integrada no cerco e suporte logístico.

A Operação Sol da Justiça simboliza, segundo a PF, a união entre os órgãos de segurança e o compromisso com o enfrentamento ao crime organizado. O nome faz referência ao sol, elemento característico do Tocantins, representando a luz e a vigilância da justiça sobre atividades criminosas ocultas.

A FICCO/TO é composta por integrantes das Polícias Federal, Civil, Militar e Penal, e tem como objetivo fortalecer a cooperação entre as forças de segurança, intensificando ações de investigação, prevenção e repressão ao tráfico de drogas, organizações criminosas e crimes violentos no estado.