Faltando um ano para concluir o mandato, o governador Marcelo Miranda (MDB) cumpriu apenas 28,12 % de suas promessas de campanha. Outras 34,37% estão em andamento e 28,12% sequer foram iniciadas. As informações constam num levantamento do G1, em que mostra o ranking nacional sobre o desempenho de 26 governadores brasileiros. Isto é, compara as promessas de campanha e as realizações.
O governador brasileiro que teve maior desempenho nos três primeiros anos de mandato foi Flávio Dino (PCdoB) do vizinho Maranhão. Das 37 promessas de campanha, ele já concluiu 22 (59,40%) e 12 (32,42%) já estão em andamento. Apenas 3 promessas (8,1%) ainda não foram iniciadas.
Já o pior desempenho, 26º lugar, ficou com Tião Viana (AC). Das 25 promessas de campanha, ele concluiu apenas duas e tem outras duas em andamento. As outras 21 promessas sequer foram iniciadas. O governo do Amazonas não entrou no ranking por ter ocorrido novas eleições no Estado.
Ao considerar promessas cumpridas e iniciadas, Marcelo Miranda fica na 9º posição no ranking nacional. Com três anos de mandato, das 32 promessas de campanha, nove foram cumpridas, 11 estão sendo realizadas e nove não foram iniciadas.
Das nove na área da saúde, Marcelo cumpriu cinco, duas estão em andamento e duas ainda não iniciaram. Já em Educação e Cultura, foram cinco promessas feitas. Entretanto, apenas uma foi cumprida em três anos e três estão em andamento. Já na área econômica, houve três promessas e apenas uma cumprida integralmente e uma em partes.
Confira o infográfico aqui