Desde o dia 17 de junho, a Prefeitura de Araguaína iniciou uma proposta de ensino remoto diante da suspensão das aulas presenciais.
Foto: Marcos Sandes

Os alunos da Escola Municipal Meu Castelinho, em Araguaína, estão dando exemplo no incentivo à leitura e realização das atividades não-presenciais. Por meio do Projeto Momento Web, os pais estão gravando vídeos de seus filhos mostrando boas práticas de organização e estudos, que são transmitidos aos grupos de Whatsapp de cada série para que os colegas assistam.

“Esse projeto já tem mais de um ano e ficou ainda mais importante por causa da pandemia, porque é o meio que encontramos de aproximar os alunos, pais e professores.  Esses vídeos motivam a leitura e quebram o medo de falar em público. É gostoso se ver e outros alunos também sentem vontade de participar”, explicou a diretora da escola, Priscila Setubal.

Aluno dedicado e organizado 

Além do tema “Viajando no Mundo da Leitura”, em que o aluno apresenta uma sugestão de leitura e conta um pouco da história, há os vídeos de instruções do tema “Aluno Dedicado e Organizado”. “Nós identificamos que, quando as atividades remotas chegam para correção, muitas estão sujas, amassadas e rasgadas. Então, criamos essa campanha com dicas: como lavar às mãos e escolher um local adequado antes de iniciar as atividades”, contou a diretora.

Outro modelo de vídeos que será enviado, em breve, são instruções para os pais ajudarem nesse trabalho de vídeo. Antes da pandemia os vídeos eram gravados pelos professores, com autorização dos pais, e partir do novo normal surgiu a necessidade de os pais participarem ativamente do projeto. “Nessa retomada, os primeiros foram gravados por servidores que têm filhos estudando na Escola e já tem outros pais nos enviando vídeos voluntariamente”, detalhou a diretora.

Exemplo dentro casa

A secretária Silvania Maria Martins Costa Lopes, 41 anos, que é servidora na Escola Meu Castelinho, é a mãe da aluna Hellen, de 10 anos, da ex-aluna Lara, de 12. As duas participaram dos primeiros vídeos nesse retorno às atividades escolares. “Elas são muito pouco tímidas ainda, mas já desenvolveram bastante. É algo muito interessante já que não pode escrever no quadro negro e os alunos gostam de se ver”, contou.

Ensino à distância

Desde o dia 17 de junho, a Prefeitura de Araguaína iniciou uma proposta de ensino remoto diante da suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da covid-19. O método utiliza atividades não-presenciais por meio do Portal do Aluno, que pode ser acessado no site da Prefeitura ou pelo aplicativo de celular.

Além da plataforma on-line, o material didático também pode ser retirado na escola a cada 15 dias. Neste sistema, os professores participam de todo o processo de aprendizagem realizado em casa, orientando os pais e responsáveis na aplicação das atividades e avaliarão as tarefas após o retorno das aulas presenciais com a revisão de cada conteúdo, caso seja necessário.