E Energisa estará presente em todas as edições do Agenda Cidadã 2019.
Foto: Divulgação

A Energisa é uma das parceiras do projeto Agenda Cidadã 2019, do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO). O projeto acontece nesse mês de outubro em diferentes localidades. Além de Gurupi, mais quatro cidades serão visitadas: Porto Nacional, Paraíso, Guaraí e Araguaína, respectivamente. E a Energisa estará presente em todas as edições, para informar e orientar os gestores municipais.

O caminhão Nossa Energia, que percorre todo o estado levando arte, entretenimento e serviços também vai acompanhar o projeto, com espaço para atendimento e esclarecimento de dúvidas sobre o itinerário da Energisa aos participantes.

“A Energisa sempre busca estar mais próxima do cliente e com essa oportunidade vamos ao encontro do poder público, estreitando cada vez mais o relacionamento. Sendo assim, mais fácil de tirar dúvidas das prefeituras, orientando sobre a iluminação pública e ainda como minimizar os débitos junto à empresa. É uma aproximação que beneficia todos, principalmente, a comunidade em geral”, disse Roger Pereira, coordenador de Relacionamento da Energisa.

Dentre os assuntos tratados com os gestores estão: implantação da Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública (Cosip) e os investimentos realizados pela concessionária no estado, desde 2014, quando assumiu a concessão.

Iluminação pública

Um dos assuntos mais importantes abordados pela Energisa é a Iluminação pública, principalmente porque muita gente tem dúvidas sobre de quem é a responsabilidade de iluminar praças e vias das cidades. Por meio de palestras aos prefeitos, a concessionária explica que a Constituição federal, nos artigos 30 e 149, e a resolução nº 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no artigo 21, colocam as prefeituras como responsáveis por todo o processo de iluminação pública.

A iluminação pública é fundamental para assegurar qualidade de vida e contribuir com a segurança da população. Já imaginou uma cidade, à noite, sem nenhum ponto de luz nas ruas, praças e pontos turísticos? Isso faz parte de um passado tão distante que é até difícil imaginar. A iluminação em locais públicos começou a fazer parte do cenário urbano brasileiro partir do final do século 18 – ainda que nessa época não houvesse eletricidade, sendo utilizados óleo e gás.

Uma cidade bem iluminada permite que as pessoas transitem, estudem, trabalhem e se divirtam à noite com maior tranquilidade e segurança. Além de que o cenário fica muito mais bonito. Dos pontos mais altos, só é possível ter a dimensão dos centros urbanos graças às vias iluminadas.

Os municípios são responsáveis pela manutenção, reparos, melhorias e extensão das redes de iluminação pública da cidade. A Energisa, por sua vez, tem a obrigação de arrecadar a contribuição de iluminação pública, por meio das contas de energia, e repassar, integralmente, os valores às prefeituras. A concessionária não tem nenhuma participação na definição desses valores.

Para solicitar manutenção na rede de iluminação pública ou instalação de novos pontos, entre em contato com a prefeitura do seu município. Caso você identifique falha na rede ou fios caídos, jamais se aproxime e não permita que outras pessoas se aproximem, pois podem estar energizados e provocar choques elétricos. Comunique à Energisa imediatamente.

Canais:

• Aplicativo para celular Energisa On (disponível para iOS, Android e Windows Phone)

• www.energisa.com.br

• www.facebook.com/energisa

• Gisa – 6392226664 (WhatsApp)

• Agências de atendimento presencial

• Ouvidoria – 0800 646 1196