Entretenimento

Entenda tudo sobre as TVs voltadas para cozinhas

Escolha do modelo para esse cômodo deve levar em consideração o espaço do ambiente e o tamanho do aparelho

É comum encontrar as TVs em vários cômodos da casa.
Foto: Divulgação

Um dos grandes sonhos da família brasileira tem se tornado cada vez mais acessível para os consumidores do país: a televisão inteligente. Equipada com acesso à internet e uma série de aplicativos, como serviços de streaming e de música, esse modelo de TV está ficando cada vez mais comum no lar dos brasileiros.

A melhoria da tecnologia na última década ajudou a baratear o preço da TV, o que fez com que mais pessoas pudessem comprá-las. Essa maior facilidade colaborou para ressignificar o que é ter uma TV em casa, mudando hábitos de consumo e a forma como as pessoas a enxergavam.

Antes, esse era um eletrodoméstico muito especial, restrito à sala de estar das residências, em que a família toda se reunia para assistir aos programas. Hoje, é bem comum encontrar as TVs em vários cômodos da casa. E um dos locais em que ela se faz mais presente é a cozinha, que tem se mostrado uma companheira fiel dos espectadores.

Seja enquanto prepara o café da manhã, cozinha o cardápio do dia para o almoço ou esquenta o jantar no microondas à noite, ligar a TV é um hábito que acompanha essa rotina. As pessoas aproveitam esse momento para saber as últimas notícias, ver novelas ou programas, ao mesmo tempo em que degustam as refeições.

Entretanto, as TVs que devem ser colocadas nesse ambiente não devem ser do mesmo tipo do que as presentes na sala ou nos quartos. A escolha da melhor televisão para o cômodo deve levar em consideração suas características estruturais e o posicionamento dos móveis, como da mesa, onde acontece as refeições.

Características da TV de cozinha

Sendo assim, veja alguns aspectos que devem ser considerados na hora de escolher um modelo de televisão para colocar na cozinha.

Posicionamento

A primeira grande questão talvez seja aonde colocar a TV. Ao contrário da sala ou do quarto, é mais difícil aproveitar-se do espaço das paredes, ocupados por armários. Também é difícil encontrar espaço para um rack que sirva de suporte, já que ele teria que competir com a geladeira, o fogão e a bancada da pia.

Uma solução comum encontrada pelas pessoas é colocar na própria bancada. Para quem tem um pouco mais de dinheiro para investir, uma alternativa é colocar a TV embutida na porta dos armários ou fazer o móvel já com um espaço separado para ela. Isso facilita tanto a limpeza como também economiza espaço.

Em ambos os casos, é preciso pensar na distância que os espectadores ficarão dela, seja em relação à bancada ou à mesa em que se faz as refeições. Isso porque, quanto mais perto se fica da TV, menor a necessidade dela ser muito grande, com uma resolução maior. O que leva ao segundo ponto.

Tamanho

Como o espaço é limitado e, provavelmente, os espectadores ficarão próximos à TV, a dica é não escolher uma muito grande. O ideal é que ela tenha até 24 polegadas, o que é suficiente para uma boa nitidez de imagem.

Tipo de tela

Falando em imagem, escolher o tipo de tela é outro passo importante. Hoje, são populares os modelos de LED, que são leves, contam com uma alta qualidade de imagem e são mais econômicos no consumo de energia. Eles só são superados pelos modelos OLED, que dispensam a iluminação traseira e deixam as imagens ainda mais nítidas.

As televisões do tipo plasma consomem mais energia e são mais pesadas que as de LED. Esse modelo é mais recomendado para ambientes escuros, no qual se deseja criar aquele clima de cinema. Portanto, pouco indicado para a cozinha.

Sobra, portanto, as TVs LCD, ideais para ambientes que sejam pequenos e claros. Esse tipo consome pouca energia e oferece pouco reflexo, além de oferecer alta resolução.

TV inteligente

Um aspecto que pode influenciar a escolha do modelo são as novas tecnologias embutidas no equipamento, como acesso à internet. Existem modelos do tamanho recomendado para o ambiente que oferecem esse tipo de comodidade, e que podem fazer toda a diferença na experiência do usuário.

Esteja avisado que esse tipo de TV é mais caro que outros citados. Porém, com ele, você pode assistir vídeos da internet ou conectar-se a serviços de streaming para ver sua série favorita, enquanto faz sua refeição. É possível, ainda, compartilhar a tela do seu celular na televisão, aumentando as possibilidades de como usufruir dela nesse espaço.