Entretenimento

Enxoval: não sabe por onde começar? Veja esse passo a passo

Comprar itens para a nova casa pode ser uma delícia ou um desafio. A escolha é sua.

A escolha e montagem do enxoval é sempre um desafio.
Foto: Divulgação

Seja por motivo de casamento ou simplesmente para poder ter o próprio canto, nada é mais gostoso do que receber presentes para casa nova. No entanto, na hora de montar a lista de presentes para o open house, muita gente tem dúvidas do que incluir no enxoval.

Com certeza, há muitos objetos úteis e outros totalmente fúteis que podem aguardar para serem adquiridos aos poucos. O gosto pessoal também é importante para a escolha e montagem do enxoval, mas você sabe por onde começar essa lista?

Passo 1: a escolha do local

Antes de montar o enxoval é preciso saber onde você vai viver. Essa pergunta, por mais simples que pareça, é determinante na quantidade de itens a serem adquiridos para cada parte da nova casa.

Quem vai viver num loft, certamente terá muito menos espaço para guardar o enxoval do que quem vai viver num sobrado, por exemplo.

Passo 2: da porta da frente

Que tal começar a pensar no enxoval desde a porta de entrada? Um capacho ou tapete bacana pode ser considerado parte do enxoval.

Passo 3: a sala e a cozinha

O enxoval da casa para o primeiro cômodo inclui alguns itens de decoração, tais como almofadas, cortinas, mantas de sofá/poltrona e tapete.

Na cozinha, é preciso considerar a compra de ao menos cinco panos de prato e duas toalhas de mesa. Avental e luva para retirar coisas quentes do fogão também são boas compras que vão ajudar a tornar o dia a dia menos complicado.

Outro item importante é o jogo americano. Dependendo do tamanho e formato da mesa, é possível adquirir de 4 a 6 peças.

Panos de chão e panos de limpeza, apesar de menos glamourosos, também são parte do enxoval e podem entrar na lista da cozinha. Meia dúzia de cada item já está bom para quem vai começar uma nova casa.

Passo 4: o quarto e o banheiro

É aqui que está a grande maioria dos itens do enxoval. As listas básicas sugerem o seguinte:

  • 4 jogos de lençol (um de cima, um de baixo e um par de fronhas);
  • 4 jogos de banho (duas toalhas de rosto e duas de banho);
  • 2 tapetinhos de banheiro;
  • 2 cobertores;
  • 2 edredons;
  • 2 colchas de piquê;
  • 1 protetor de colchão para a cama do casal;
  • 1 saia para cama (no caso dos modelos box);
  • de 2 a 4 travesseiros (vai do gosto pessoal);
  • 2 travesseiros para visitas,
  • 4 fronhas avulsas.

Antes de comprar as peças, é sempre importante saber as medidas da cama: se será a de casal tradicional, queen ou king. Essa informação tem a ver com as dimensões das peças e também com valores. 

Se for possível dar preferência às peças de algodão, também é sempre melhor. Tecidos sintéticos podem ser bastante desconfortáveis para as roupas de cama. 

Passo 5: para o casal

Se a montagem do enxoval se dá por conta do casamento, também é chegada a hora de renovar as roupas do casal.

Antigamente, as mães saíam com as filhas para montar o enxoval ou, no caso dos noivos, ajudavam a separar itens para a nova vida. A tradição indica que o casal precisa adquirir novas roupas íntimas, como meias, cuecas e calcinhas, sutiãs, pijamas e camisolas para o inverno e para o verão.

Hoje, essa tradição caiu por terra, mas sabemos que renovar o guarda-roupa de tempos em tempos nunca é demais.

Para todo o enxoval, uma dica é importante: antes de usar qualquer item, sempre é bom lavá-lo antes para remover a goma e deixar a peça limpinha e perfumada.