Educação

Escola Estadual Marechal Rondon, uma das mais tradicionais de Araguaína, celebra 55 anos com Noite Cultural nesta sexta, 9

Mais de 30 mil estudantes passaram pelas salas do Marechal Rondon desde a sua fundação.

Ao longo dessas cinco décadas e meia, mais de 30 mil estudantes passaram pelas salas do Marechal Rondon.
Foto: Divulgação

A Escola Estadual Marechal Rondon, uma das instituições de ensino mais antigas de Araguaína, celebra 55 anos de história neste mês de maio. Para marcar a data, uma programação especial foi realizada ao longo da semana, envolvendo toda a comunidade escolar.

O encerramento das comemorações acontece nesta sexta-feira (09/05) com a esperada Noite Cultural, a partir das 19h30. A festa contará com música ao vivo, apresentações artísticas e comidas típicas de festa junina, em um momento de celebração e reencontros.

História viva

Fundada em 1970, a escola foi construída pelas mãos de moradores do bairro Neblina e do Entroncamento, com o apoio do então prefeito Cassimiro Ferreira Soares. As primeiras salas foram erguidas pela própria comunidade, e em 1971 a escola iniciou suas atividades com o antigo curso primário (1ª à 4ª série).

Com o passar dos anos, a escola expandiu sua oferta educacional. Em 1981, passou a oferecer também o antigo ginásio (5ª à 8ª série), mais tarde, o ensino de segundo grau. Atualmente, atende estudantes da segunda fase do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA – 3º segmento).

Em nota oficial, a escola destacou que “famílias se escolarizaram nessa unidade escolar; essas histórias estão entrelaçadas há cinco décadas e meia. São memórias individuais, coletivas, memórias de vida que têm como referência essa escola.

Mais de 30 mil estudantes passaram pelas salas do Marechal Rondon desde a sua fundação. Muitas famílias da região tiveram gerações formadas ali, tornando a escola parte essencial da história de Araguaína.

Programação e encerramento

Semana iniciou com missa em ação de graças e café da manhã aos pioneiros da escola.

 

As atividades comemorativas começaram na última segunda-feira (05/05) e seguiram durante toda a semana, com momentos de celebração como missa em ação de graças, descerramento de placas, inauguração e espaços e abertura do interclasse.

A Noite Cultural, a mais esperada da semana, promete encerrar a programação com muita alegria. A direção da escola convida todos os moradores de Araguaína para prestigiar o evento.

“São 55 anos dedicados a educar para a vida, pois essa é a nossa missão”, afirmou a equipe gestora da unidade.

Mais do que uma comemoração, a Noite Cultural será um espaço de valorização da memória coletiva e da identidade de uma escola que marcou — e continua marcando — gerações em Araguaína.
Missa em ação de graças

 

Descerramento das Placas de Marechal Rondon e da história da escola



Descerramento das Placas de Marechal Rondon e da história da escola

Apresentação da banda do Colégio Militar

.