Com o intuito de promover a competição saudável e apresentar o trabalho desenvolvido no decorrer do ano com a ferramenta Lego Education, a Escola SESI de Araguaína – Marlei Maria Moreira está realizando nessa quinta-feira (22 de outubro) e sexta –feira (23 de outubro) o 3º Torneio Interno de Robótica que tem como tema “Trash Trak – O Caminho do Lixo”.
Os alunos estão organizados em equipes (Ciborgs, Detona Trash, Fnatic, GG Ize, Gigantes de Aço, Own Lego, Skynet, Hard Line, Troll, The Action Team, The Fighters, The Craft, The Nation Force, Meaning Robotic, Lego Lords e Lego da Justiça) e desenvolveram um projeto de pesquisa com a finalidade de encontrar soluções para lidar com as questões relacionadas ao lixo, desde a coleta até o seu possível reaproveitamento. As equipes formadas serão avaliadas em provas como: Projeto de Pesquisa, Designer do Robô, Core Values e ainda terão a prova prática na mesa composta por 3 rounds.
O professor Ulisses Parreira, coordenador do projeto, afirma que “o torneio é o momento de colocarmos a prova todo o trabalho desenvolvido com a robótica no decorrer do ano. É uma ferramenta metodológica extremamente importante, que visa o desenvolvimento dos alunos, os ensinando a trabalhar em equipe e principalmente a respeitar as diferenças. Serão dois dias de novas descobertas e muita diversão”, enfatiza.
Para o aluno Marcos Vinícius Neves, do 2º ano do Ensino Médio, o torneio é um momento de descontração. “Pensando que o Enem é daqui a dois dias, então essa é uma oportunidade de nos divertir e acalmar um pouco a tensão”, afirma. Neves explica ainda que: “Nossa equipe é a Hard Line e nosso projeto é transformar lixo reciclado em gasolina ou qualquer outro combustível, assim o torneio também é uma forma de conscientizar, procurar soluções que são boas não só para a escola, mas para a sociedade em geral e daqui podem sair alunos para representar a escola no Torneio Nacional”, afirma.