Ao observar a natureza encontramos uma beleza e proporções que geram harmonia e bem-estar na nossa psique. Afinal de contas, quem não acha um pôr do sol belo? Ou o movimento das ondas? “A Arte como Ponte entre a Natureza e o Homem” será o tema do Dia da Arte, data instituída pela Organização Internacional Nova Acrópole para celebrar e relembrar os valores da arte clássica. O evento acontece no sábado, dia 29 de março, das 16h às 22h, com programação gratuita em todo o Brasil. No Tocantins, o evento será no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB em Palmas. 

De acordo com a Profa. Juliana Limeira, coordenadora nacional do evento, a arte sempre teve uma função pedagógica de fazer o homem se relacionar com a beleza. “Ao ver algo belo, o ser humano se inspira e se organiza internamente. Os pintores renascentistas por exemplo, tinham toda uma preocupação em imprimir em suas obras, a busca pela beleza e gerar no expectador uma experiência de contemplação mais profunda. Por isso, incorporavam proporções áureas e símbolos vários para ajudar nesta jornada”, explica. 

Em Palmas, a programação do evento contará com exposição, audição musical e palestra, executadas pelos alunos e voluntários da instituição. Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade. 

O Dia da Arte é uma promoção da Nova Acrópole com o apoio da OAB-TO. 

Exposição “In Natura” 

A exposição "IN NATURA" que será aberta em Palmas, às 16h, na OAB-TO, abrindo a programação do Dia da Arte. A mostra ficará aberta a visitação durante todo o evento, das 16h às 22h, e traz alguns trabalhos feitos por artistas de renome mundial e que pintaram a natureza através da composição da naturalidade, conjugando olhar e técnica em prol da beleza e harmonia. 

Audição - 6ª Sinfonia de Beethoven

Às 18h, o prof. Vitor Sisterolli comanda uma audição musical da 6ª Sinfonia de Beethoven, também conhecida de Sinfonia Pastoral. Dividida em cinco andamentos, tem por propósito descrever a sensação experimentada nos ambientes rurais. É uma das mais conhecidas obras da fase romântica de Beethoven. 

Palestra 

O ponto alto da programação é a palestra "A Arte como Ponte entre a Natureza e o Homem", ministrada pelo prof. Vitor Sisterolli, diretor da Nova Acrópole Palmas, às 20h. 

Nas culturas clássicas, a arte era vista como ponte do homem para ele mesmo e a natureza como foco de contemplação. Na Índia, por exemplo, as dançarinas Devadasi faziam do seu ofício, uma espécie de sacerdócio. Sua missão era levar a plateia a um tipo de êxtase que só poderia ser logrado se elas também assim estivessem.

A arte também nasce, espontânea, em muitos lugares diferentes. Numa caixa de sapato, faz música, com algumas palavras faz um verso, movimenta-se e faz dança. "O ser humano necessita da arte", avalia Vitor Sisterolli.

Serviço: 

Dia da Arte – A Arte como Ponte entre o Homem e a Natureza

Local: OAB-TO (Quadra 201 Norte, Conjunto III, Lts. 1 e 2)

Data: sábado, 29 de março de 2014

Horário: de 16 a 22 horas

Mais informações e inscrições: 63 3217-7094 | 8442-7676 | 9991-2225

facebook.com/NovaAcropolePalmas www.acropole.org.br