Renato Assunção, secretário de Captação e Gestão de Recursos
Foto: Divulgação

O ex-secretário de Estado, Renato Assunção, irá assumir a Secretaria Municipal de Captação e Gestão de Recursos de Araguaína a convite do prefeito Wagner Rodrigues (SD).

Assunção foi secretário de Representação do Estado em Brasília durante a última gestão do ex-governador Marcelo Miranda (MDB) e também secretário de Infraestrutura, Cidades e Habitação (Seinfra) no atual governo Mauro Carlesse (DEM). Depois assumiu a chefia de gabinete da senadora Kátia Abreu (PP) até novembro de 2020.

"É um excelente técnico e tem um trânsito muito bom em Brasília e no Estado. Sério e comprometido", resumiu Wagner.

Desde 2013, a pasta da Captação de Recursos de Araguaína está atualmente sendo comandada pelo administrador Júlio César Sampaio.

Atribuições da Secretaria

Captar e gerir recursos, intermediar e orientar projetos das secretarias com programas e convênios de todas as esferas de governo.  Com estas metas, a Secretaria Municipal de Captação e Gestão de Recursos é a principal responsável por conseguir o dinheiro necessário para as obras da cidade. Os trabalhos começam com o levantamento de todas as demandas de cada pasta da gestão e então é estabelecida uma conexão com os convênios disponibilizados por todas as esferas de governo, além de organismos internacionais e fundos de financiamentos.

Perfil do novo secretário

Renato Assunção é natural de Brasília, onde estudou e construiu uma carreira consolidada na área de gestão pública e assessoria política. É licenciado em matemática pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub) e bacharel em Sistemas de Informação.

Fez pós-graduação em Orçamento Público e Direito Legislativo. Foi assessor parlamentar por 24 anos, no Congresso Nacional, e atuou em áreas de orçamento e captação de recursos públicos.

Conteúdo reproduzido do parceiro AF Notícias