Estimular a produção do conhecimento por meio da pesquisa, ciência e extensão tem sido o pilar da Faculdade de Ciências do Tocantins – FACIT. Pesquisas produzidas pelos pesquisadores da instituição e de outros estabelecimentos estarão à disposição da sociedade por meio da revista científica da faculdade: a JOF – Jornal de Odontologia da FACIT.

A JOF é um periódico científico eletrônico que ficará acessível ao público por meio do endereço www.jof.faculdadefacit.edu.br. Nele serão publicados artigos das mais diversas áreas relacionadas à Odontologia. A editora responsável pelo periódico é a coordenadora de Pesquisa da faculdade, a pesquisadora, professora pós-doutora, Ana Lúcia Roselino Ribeiro.

Serão selecionados para publicação na JOF os artigos originais relacionados à área da saúde e Odontologia. Segundo a editora, professora Ana Lúcia Roselino Ribeiro, o material será apreciado pela comissão avaliadora da revista. Para publicar é necessário que o autor envie seu artigo de forma eletrônica, pelo site da JOF. Após a avaliação, os autores receberão um e-mail com o resultado, no qual haverá a aceitação ou não do material.

A editora Ana Lúcia Roselino Ribeiro explicou ainda que a JOF destina-se a publicação de artigo original de pesquisa, revisão de literatura e relato de caso clínico. Bem como, irá convidar a cada nova edição um profissional de destaque para publicar o seu ponto de vista a respeito de um assunto atual e que esteja em destaque no meio da Saúde/Odontologia.

Para a professora Ana Lúcia Roselino Ribeiro a implantação da JOF é um marco para a FACIT. "Essa revista é a expressão da nossa faculdade em relação à pesquisa científica. É a nossa forma de dizer o quanto produzir e tornar acessível o conhecimento são fundamentais para a evolução da nossa área de estudo. Na FACIT, a investigação científica é um dos pilares da atividade acadêmica, onde os alunos adquirem a vontade de pesquisar, descobrindo-se investigadores", comentou a pós-doutora.

Ana Lúcia Roselino Ribeiro lembrou ainda "ao finalizar um trabalho científico, uma revisão de um assunto interessante ou mesmo um caso clínico diferenciado, é importante divulgá-lo para que todos possam ter acesso a essa informação, permitindo assim o aprendizado. A JOF é um excelente meio de tornar o seu trabalho visível a todos atingindo toda a população e comunidade acadêmica/científica. Assim, com essa publicação, buscamos contribuir para o avanço da ciência e para o desenvolvimento social", revelou a professora.

Esclarecimentos
A professora Ana Lúcia Roselino Ribeiro está, como editora da revista, a disposição para tirar dúvidas por e-mail ou pessoalmente na FACIT (com agendamento prévio). O e-mail dela é analucia.ribeiro@faculdadefacit.edu.br

Conheça a JOF: www.jof.faculdadefacit.edu.br