Ramila Macedo

A FAHESA/ITPAC inaugurou na manhã desta quarta-feira, 21, o Bloco J de seu complexo de prédios. O espaço abriga salas de aula e seis laboratórios que servirão ao ensino de graduação dos cursos de Engenharias Civil, Elétrica e de Produção. Além do bloco, também foi apresentada a Sala de Metodologias Ativas, novidade no mundo acadêmico que proporcionará novas experiências de aprendizagem aos alunos.

Segundo o ITPAC, só nos últimos seis meses foram investidos mais de 5 milhões de reais em obras físicas. Os docentes passaram por qualificação embasada em modernos métodos de ensino aprendizagem. Além de investimentos em pesquisa, novos cursos e tecnologias.

Atendimento jurídico gratuito

Pela manhã, autoridades, docentes e acadêmicos foram recepcionados com cooffe break. Na oportunidade, o presidente do ITPAC, Dr. Nicolau Carvalho Esteves, juntamente com o prefeito Ronaldo Dimas assinaram um Termo de Cooperação Técnica entre o NPJ – Núcleo de Práticas Jurídicas da FAHESA/ITPAC e os CRAS – Centros de Referência de Assistência Social da Prefeitura de Araguaína.

Através desse projeto, alunos e professores do curso de Direito oferecerão atendimento jurídico gratuito a população de baixa renda de Araguaína.

Investimentos

Em seu pronunciamento, Dr. Nicolau Esteves disse estar ciente de que a FAHESA/ITPAC está cumprindo com as demandas dos alunos. “Estamos qualificando nossos docentes com as metodologias ativas. O sucesso vai depender de conhecimento. E nós procuramos dar conhecimento ofertando o que temos de melhor” afirmou.

Para Nicolau, a expansão do ITPAC em tempos de crise reforça que o objetivo da instituição é o de estar sempre evoluindo. “A crise pode ser uma ameaça ou uma oportunidade. Nós não vamos nos calar pra ela. Porque não existe nada que distribua renda, melhor do que a educação” argumentou.

Novos cursos

O presidente do ITAPC aproveitou para anunciar investimentos em novos cursos de graduação. Foi aprovado pelo MEC o curso de Agronomia que recebeu conceito 4 (vai de 1 a 5). Ele também adiantou que já está marcada visita de técnicos do MEC para avaliar a implantação do curso de Psicologia. E brevemente de Arquitetura e Tecnólogo em Radiologia.

Sala de Metodologias Ativas

Sala de Metodolias Ativas.

Também foi inaugurada a primeira Sala de Metodologias Ativas do Tocantins e da região Norte do Brasil. É a 20ª construída no país e representa um marco de mudanças das metodologias de ensino da instituição. O investimento foi de R$ 130 mil em estrutura.

Os professores Alexandre Modesto Bráulio e Genivaldo Carvalho fizeram uma demonstração de como funciona o ambiente que apresenta quatro projeções simultâneas além de tablets para cada aluno. “A plataforma [nos eletrônicos] vai fazer o aluno exercitar o seu conhecimento a partir da orientação do professor” disse Alexandre. Acrescentando que a programação vai permitir acompanhar melhor o desenvolvimento individual do aluno.

Ao Araguaína Notícias, o presidente Nicolau afirmou que no ensino tradicional o aluno é colocado como sujeito passivo, só recebendo as orientações do professor. “Nessa nova concepção de aprendizado, através da problematização, o aluno é agente ativo do seu ensino aprendizagem. Através dessa sala, que tem todos esses equipamentos, vai ser levado um problema pra ele [acadêmico]. Às vezes será um problema que envolve uma interdisciplinaridade e poderá ter até quatro professores.Então eles vão discutir o problema até chegar na solução.

Em seu pronunciamento, o prefeito Ronaldo Dimas parabenizou o presidente pelo pioneirismo em Araguaína, que atraiu a vinda de novas instituições. “Eu como engenheiro fico muito satisfeito com esse bloco que ajudará no desenvolvimento de profissionais”.

Para a Instituição, a inauguração dessas estruturas simbolizam o novo momento da FAHESA/ITPAC. “Uma Faculdade que deseja resultados positivos e que para isso planeja e investe cada vez mais em educação moderna, em sustentabilidade e na valorização das pessoas”.