Política

Gaguim é o único deputado do TO a votar contra professores na Reforma da Previdência

Emenda retirava os professores da reforma, mantendo as atuais regras de aposentadoria da categoria

Carlos Henrique Gaguim (DEM)

O ex-governador e atual deputado federal Carlos Henrique Gaguim (DEM) foi o único do Tocantins a votar contra os professores, na Reforma da Previdência. A Câmara Federal analisou nesta quarta-feira (6) um Destaque que manteria as regras atuais, mas ele acabou sendo rejeitado por 265 votos contra e 184 a favor.

A emenda foi proposta pelo deputado Wellington Roberto (PL-PB). Ela retirava os professores da reforma, mantendo as atuais regras de aposentadoria da categoria. Dos oito deputados do Tocantins, sete votaram a favor da emenda e apenas Gaguim votou contra.

De acordo com as regras atuais, essa categoria precisa contribuir por 25 anos no caso das mulheres e por 30 anos no caso dos homens para se aposentar. Mas de acordo com o previsto pela reforma, exige, além desse tempo de contribuição, a idade mínima de 57 anos (mulheres) e 60 anos (homens).

Do Tocantins, só deputado Carlos Gaguim (DEM) votou contra os professores. Os outros sete foram pela retirada dos professores da reforma — Célio Moura (PT), Dorinha Seabra (DEM), Dulce Miranda (MDB), Eli Borges (SD), Osires Damaso (PSC), Tiago Dimas (SD) e Vicentinho Júnior (PL).

Entretanto, ao apreciar o texto-base da Reforma na Câmara dos Deputados, sete parlamentares do Tocantins foram favoráveis, incluindo Gaguim. Apenas o petista Célio Moura votou contrário.  A nível nacional, a proposta teve 379 votos a favor e 131 votos contra.