O objetivo da participação é conhecer as startups e descobrir soluções que podem ser trazidas a Araguaína
Foto: Divulgação

O governador Wanderlei Barbosa sancionou a Lei nº 4.200/2023, que oficializa Araguaína como Capital Econômica do Estado. A propositura foi aprovada pela Assembleia Legislativa e reconhece a importância da cidade para o Tocantins e região Norte do Brasil. 

O projeto de é de autoria do deputado estadual Marcus Marcelo e a lei entrou em vigor no último dia 18, quando foi publicada no Diário Oficial do Estado. O termo Capital Econômica do Estado já era bastante utilizado em razão da forte economia de Araguaína. 

Além disso, Araguaína é a segunda maior cidade do Estado, com 171 mil habitantes, perdendo apenas para a capital Palmas. Também possui o segundo maior colégio eleitoral do Tocantins. Localizada às margens da BR-153, a cidade se tornou um polo regional econômico, de saúde e de educação.

Araguaína é um dos primeiros municípios do Estado do Tocantins. O território do município já era ocupado há muitos anos por tribos indígenas da etnia Karajá. A cidade é localizada entre dois rios Lontra e Andorinhas e seus primeiros colonizadores cultivavam cereais básicos para a subsistência das famílias. Contudo, a cultura do café aconteceu com vistas ao lucro e tornou-se a atividade predominante, mas foi abandonada devido às dificuldades de escoamento da produção por falta de vias terrestres para o transporte.


Em 1948 o município, então povoado, recebeu o nome de Povoado Araguaína, em homenagem ao Rio Araguaia, mas, somente em 1958, através da Lei Estadual nº 2.125, foi decretada a criação do município de Araguaína.

Desenvolvimento surpreendente

O desenvolvimento econômico-social do município começou efetivamente a partir de 1960, com a construção da rodovia Belém-Brasília. No período de 1960 a 1975, Araguaína atingiu um estágio de desenvolvimento sem precedentes na história do Estado de Goiás, tornando-se a quarta maior cidade do estado de 1980 a 1986, perdendo somente para Luziânia, Anápolis e Goiânia.

Com o advento da criação do Estado do Tocantins, em 1989, Araguaína tornou-se a maior cidade do Estado e pretensa capital. A escolha não aconteceu por causa de fatores geográficos, sociais e políticos, mas o município ganhou popularmente o título de Capital Econômica do Estado, sendo atualmente a principal força econômica do Tocantins.

Além do mais, a cidade é ainda um dos mais importantes municípios do Tocantins e da Região Norte do país em razão de seus limites fronteiriços que fazem parte da importante região de expansão da fronteira agrícola das regiões Norte e Nordeste e da extensão geográfica do Matopiba.